Olá Queridas!
Hoje vou contar para vocês o que será tendência no próximo verão 2014 /15, de acordo com a palestra oferecida pela Covolan Têxtil (leia mais).
Como eu já havia dito no post anterior, a Camila Toledo, consultora de moda do Stylesight, nos deu uma excelente explanação sobre tudo que será tendência na moda e comportamento para o próximo verão de 2014 / 15. Muitas das trends mostradas já estão no mercado, inclusive já foram mostradas aqui no blog.
Como já vem acontecendo há algum tempo a moda volta, cada vez mais, seu olhar para a ponta final da linha de produção: o consumidor. A forma como as pessoas usam as roupas e seu comportamento, além da difusão destes nas redes sociais, tem sido fonte de inspiração para a moda atual.
Isso foi claramente percebido pelo último desfile de haute couture (alta costura) da Chanel, onde são mostrados modelos exclusivíssimos para um grupo muito reduzido e seleto de clientes. A Chanel desfilou na passarela modelos chiquérrimos com cortes inspirados nos esportes, acompanhados de tênis. (veja mais aqui)
Assim como aconteceu nos anos 80, consumidores, grupos fechados, celebridades e, principalmente líderes de bandas ou pessoas ligadas à musica, artes e esportes, lançam tendências de vestuário e comportamento.
Look casual domina as ruas.
No geral, o estilo casual invade o mundo tanto em trajes clássicos quanto nos esportivos. O mundo globalizado se rende ao despojado, à liberdade e, principalmente à juventude. O jeans, tecido mais democrático do planeta, tomou seu lugar de direito: de imperador, pregando quase que uma ditadura ao vestir. Será usado em corpo inteiro, em looks compostos de calça, blusa, jaqueta, bolsa e sapato no mesmo tecido, com padronagens e lavagens parecidas ou diferentes. O jeans fará do blazer estruturado e calça alfaiataria, ao top de lingerie e tênis.
Modelagens amplas.
As modelagens seguirão a linha do solto, acompanhando o corpo ou não. Cortes típicos dos anos 80 voltarão com força como as calças clochards, as croppeds, as saias reta, lápis e com fendas, as jardineiras. As calças boyfriends voltam com força como tendência.
Lavagens tecnológicas.
As lavagens serão, inusitadas em matéria de tecnologia, porém releituras da década de 80. Do jeans cru denim, ao lavado quase branco. Efeitos que imitam movimento da água em 3D, além do o ombré, o manchado, entre outros.
Desgaste no tecido.
Formas diferentes de rasgar o tecido, que não será poído, mas faltando pedaços formando buracos que revelam a pele. Os buracos estão em vários pontos e podem ser velados com aplicações de tecidos transparentes como rendas, organzas, entre outros.
Tingimentos.
Os tingimentos também são variados e vão desde o efeito sujo até o tie dye, os coloridos sólidos e os encerados. O jeans coloridos nos tons de vermelho, amarelo e roxo serão os mais vistos no mercado. Tingimentos sobre lavagens que imitam sujos de terra, graxa entre outros elementos de trabalho, revelando o uso de mais de uma tecnologia para criação da peça será hit da estação.
Peças de uniformes esportivos ou profissionais.
Inspirações nos esportes radicais, os de rua e os típicos estadudinenes, como basquete, beisebol, skate, boliche, moldam jaquetas e enfeitam peças com seus emblemas e números. Na verdade, todo tipo de uniforme, mesmos os profissionais, serão fonte de inspiração.
Inspiração em pessoas influentes da música e dos esportes.
Kurt Cobain é revivido com a volta do estilo grunge (leia mais) e o xadrez domina, fazendo sobreposições, camadas e apliques em peças variadas.
Pop art e etnia.
A arte também será fonte de inspiração e tendência no próximo verão. Suas cores, traços, pinceladas estarão em estampas e cortes. Entre eles, destaque para o mosaico e o patchwork: pedaços com diferentes lavagens na mesma peça jeans. A etnia dos países da América como Peru, México e Bolívia, ocupa o espaço que até então sempre foi da África e dos povos indígenas.
Transparências, bordados e brilhos.
As transparências são exploradas em rasgos abertos velados ou não com tecidos. Aplicações em rendas, bordados em lantejoulas e paetês, cristais, em linha, tachas, correntes e outros elementos. O brilho é explorado nos efeitos encerados, resinados e por aplicações de lantejoulas e cristais. O prata com efeito molhado reina absoluto, dando luz e brilho ao denim.
Acho que isso, meninas! O post ficou enorme, mas não tinha como ser diferente, é muita informação para passar.
Fotos: reprodução.