Olá Queridas!

A coluna de make up de hoje traz dicas de maquiagem para neutralizar rosácea, doença que deixa a pele num tom avermelhado.

maquiagem para disfarçar rosácea

O uso de maquiagem para melhorar a aparência vai muito além da vontade de se alcançar a beleza. O uso de produtos de camuflagem e de corretivos coloridos é capaz de neutralizar cores, disfarçar manchas, lesões e cicatrizes antiestéticas com as quais a pessoa precisa conviver, melhorando sua auto estima e facilitando sua inclusão social e até sucesso profissional.

A rosácea é uma doença comum em adultos e tem uma apresentação muito variável. A doença com frequência produz eritema (rubor), pápulas (lesões sólidas de pele com no máximo 1cm de diâmetro), pústulas (elevação da pele contendo pus no interior) e edema (inchaço causado pelo acúmulo de líquido) na pele médio-facial (parte central do rosto). (fonte)

Pessoas que tem rosácea são mais sensíveis às intempéries (sol, calor, frio) e podem apresentar reação a algum tipo de produto. São pessoas de pele muito sensível, sendo necessário usar produtos hipoalergênicos e específicos para tal.

Antes de se iniciar a maquiagem é preciso preparar a pele com uso de produtos de limpeza de pele do dia-a-dia e um bom hidratante para acalmar a mesma.

Como a pele com rosácea tende a ser bem rosada chegando até à vermelhidão, é necessário iniciar sua neutralização com um corretivo bege esverdeado. Em alguns casos a pele apresenta vasinhos vermelhos; neste caso, com pincel fino e corretivo verde, redesenhe cada vasinho para neutralizá-lo.

como usar corretivos coloridos dicas de maquiagem alessandra faria
Corretivos coloridos. O verde é o que está no centro. Faço uso destes que são da marca Graftobian.

Aplique uma base líquida com fundo bege amarelado em todo rosto. Nos pontos onde tiver o corretivo, aplique dando batidinhas com pincel de base de ponta arredondada. Se necessário, aplique a base também no pescoço e colo.

maquiagem para disfarçar rosácea base

Aplique pó facial ou compacto por cima para fixar a base. Aproveite este momento para corrigir a base, se necessário, observando se o rosto está mais claro (pó mais escuro) ou mais escuro (pó mais claro) que pescoço e colo.

Neste tipo de pele não é recomendado o uso de iluminadores ou bronzeadores para que a neutralização da rosácea fique perfeita. Não utilize blushes rosa, vermelho ou laranja, para que a cor da pele não volte à tona. Para dar cor ao rosto, utilize um leve toque de blush tom pele, levemente mais escuro e com pouco brilho.

Blush Crerry Blosson da Mary Kay.
Blush Crerry Blosson da Mary Kay.

Faça a maquiagem dos olhos e boca de acordo com seu gosto.

Observação: Como a pele com rosácea é muito sensível, evite usar os dedos para aplicação dos produtos e o esfregaço para esfumar os mesmos.

Fotos: reprodução.

4 Replies to “Dicas de maquiagem para neutralizar rosácea.”

  1. Ou alessandra poderia ne dar dica eu tenho rosacea bem forte ja anos sei que e genetico nao tem cura e aprendi quais são meus limites.gostaria de sabe o que passar de maquiagem no neu rosto.pois tudo que passo a maquiagem craquela meu rosto esquenta fica seco e craquela. Uso agua termal direto la roche cc crean ta la roche passei um primer verde mais craquela com a base pode me ajudar por favor.

    1. Olá Eduarda. Vc precisa preparar a pele para maquiagem com um hidratante mais potente e utilizar uma base também hidrante e bem líquida. A Mac tem excelentes hidrantes pré maquiagem e a base Mineralize deles é bem hidrante. Vá até uma loja da marca e peça para experimentar.
      Bjos

  2. Olá, Alessandra, tudo bem?Gostei muito de suas dicas quanto a maquiar a pele com rosácea, porém gostaria de saber se pode me indicar produtos e/ou marcas de custo mais em conta, já que faço um tratamento bem dispendioso tanto tópico quanto oral para tratar da rosácea.
    Quanto ao passo a passo da maquiagem, poderia me indicar algum vídeo ou local para aprender?Desde já gradeço.Beijos.

    1. Olá Flávia, tudo bem?
      Que bom que o post te ajudou.
      Bem, hoje existe uma infinidade de produtos no comércio e muitos com preços mais em conta. Posso citar a Vult, uma marca que cresceu muito nos últimos anos com relação e qualidade e tecnologia. Também gosto do Boticário.
      Quanto ao vídeo, não tenho nenhuma indicação de passo a passo para você. Pretendo começar a fazer vídeos, mas meu tempo é muito corrido. Mas, tenho grande desejo de fazer.
      Bjos e volte sempre.

Comments are closed.