Olá Queridas!

A inspiração para este fim de semana é a penteadeira. Móvel desenvolvido para a mulher fazer a toalete e admirar sua beleza.

penteadeira dos sonhos3
Adorei este modelo em alumínio e espelhos.

As primeiras penteadeiras apareceram por volta do século XV, quando a sociedade percebeu que cuidar da imagem e fazer a toalete não eram importantes apenas para a aristocracia. A partir de então as casas da classe burguesa possuíam penteadeiras com espelhos, onde as mulheres podiam passar horas inventando novos penteados ou novas formas de usar acessórios. (fonte)

Eu sempre fui apaixonada por penteadeiras, desde criança. Diz minha mãe que eu chegava na casa das visitas, menina pequena e franzina de 5 anos, e logo ia dar no quarto da dona da casa para revirar sua penteadeira. Ninguém percebia que eu passava por baixo das pernas dos adultos enquanto estes se cumprimentavam. Quando davam minha falta, corriam para o quarto principal. Mas, o estrago já estava feito: sentadinha na cadeira, de frente para as maquiagens reviradas, eu já estava coberta de pó de arroz, hoje pó facial.

Cansada de ver suas maquiagens quebradas, uma vez minha tia mais nova decidiu dar um jeito. Pediu meu avô para subir a penteadeira suspensa de forma a não me dar altura.  No natal daquele ano, cheguei no quarto e deparei com altura das maquiagens. Não pensei duas vezes. Arrastei uma cadeira e dependurei na prateleira, que veio ao chão imediatamente com tudo que estava nela: maquiagens, perfumes e eu. Só eu fiquei intacta.

Apesar de tanta paixão por este móvel e pelo que ele representa para mim, nunca tive uma penteadeira para chamar de minha, ainda. Estou à procura de um modelo que caiba no meu pequeno espaço.

penteadeira dos sonhos10

penteadeira dos sonhos11

penteadeira dos sonhos13

penteadeiras para espaços pequenos
Esta primeira tem cara que cabe no meu espaço. Além disso é bem funcional.
Achei este modelo uma graça e bem compacto. Mas, falta um pouco de glamour.
Achei este modelo uma graça e bem compacto. Mas, falta-lhe um pouco de glamour.

penteadeira dos sonhos4

Apesar dos modelos antigos fazerem parte da minha história, gosto mais dos modelos mais modernos limpos. E você, já tem a sua em casa?

Fotos: reprodução.