Olá Queridas!
A oniomania, doença caracterizada pela compulsão por compras, está sendo mostrada em Salve Jorge, pela personagem de Giovanna Antonelli.
Quem acompanha a novela já deve ter visto a delegada Helô em Salve Jorge, sempre que tem alguma frustração, correndo para as lojas e adquirindo algum produto que é jogado dentro de seu armário sem nunca ser usado.
O consumismo é um dos males do mundo contemporâneo. Hoje, mais que nunca, vale-se pelo que se tem e não pelo que se é.
As pessoas são avaliadas, apreciadas e conceituadas dentro sociedade pelos seus bens materiais e aparência e não por seus valores, habilidades e competências. O consumismo é incentivado pela sociedade moderna.
Várias pessoas são afetadas pelo vício do consumismo compulsivo.
Infelizmente, as mulheres são mais afetadas pela oneomania, pois são muito competitivas entre si e têm uma necessidade de estar sempre na moda e de se apresentar bem perante o grupo.
Além disso, devido a jornada dupla ou tripla de trabalho, a distância dos filhos, o fato de abastecer o lar, a pressão exercida pela sociedade contemporânea de ser uma super mulher, esta sente um vazio constante, que parece ser preenchido no momento em que compra um sapato novo.
Para saber se tem a doença é necessário um diagnóstico clínico, mas se a pessoa tiver pelo menos 3 dos sintomas a seguir, deve ficar atenta:
Qualquer fato pode desencadear a necessidade de comprar, como: frustração, alegria, tristeza, tédio, ansiedade, desilusão amorosa, problemas no trabalho, em casa.
O vício do consumo provoca os mesmos sintomas que qualquer outro vício:
– No momento em que o consumidor compulsivo sente a necessidade de comprar, geralmente apresenta quadros de ansiedade, suores, tremores nas mãos, boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, dor de cabeça;
– No momento da compra a pessoa se sente feliz, eufórica, poderosa e dona da situação, acha que está fazendo algo muito bom para si;
– Após a compra, a pessoa é tomada por um sentimento de culpa, vergonha, arrependimento, irritação, tristeza, medo, resultando, às vezes, num quadro de depressão. Às vezes se esquece do produto adquirido no fundo do armário.
Geralmente, o consumidor compulsivo tem problemas financeiros, usa todo o limite do cheque especial e dos cartões de crédito, tem várias prestações de dívida com bancos, agiotas, entre outros.
A doença tem tratamento, mas primeiro, é necessário que a pessoa assuma que está doente e que não consegue lutar sozinho, procurando ajuda de profissionais como psicólogo. Vale lembrar que o apoio e compreensão da família são extremamente importantes.
Os dez mandamentos do(a) consumidor(a) compulsivo(a):
1- Assumir sua fragilidade perante a doença, não tenha medo ou vergonha. Procure ajuda;
2- Quitar os cartões de crédito e cheque especial e cancelando os limites de crédito;
3- Ter apenas um cartão de crédito com límite máximo igual a 30% da renda líquida;
4- Valorizar o dinheiro ganho. Pensar em quanto tempo e quanto esforço é necessário para se obter a quantia gasta. Obter descontos, comprando à vista e em dinheiro. Visualizar as notas saindo da carteira “dói” mais que usar o cartão de débito;
5- Não carregar cartão de crédito/débito ou talão de cheques na carteira;
6-Evitar frequentar locais de aglomeração de lojas como shoppings, galerias, entre outros. Frequentar cinema ou praça de alimentação de shoppings, no horário em que as lojas estejam fechadas;
7- Preencher o vazio interno com o convívio familiar, praticando exercícios físicos, estudando, lendo ou desenvolvendo uma nova habilidade;
8- Não ir às compras quando estiver emocionalmente abalado, como muito feliz ou muito triste, muito sozinho(a);
9- Quando quiser comprar um mimo, saia de casa com a ideia do quê quer comprar, como, onde e quanto pode pagar. Levar exatamente o valor em dinheiro que poderá dispor na compra. Ser objetivo(a), ir direto ao ponto. Nada de ficar namorando vitrines.
10- Não comprar no impulso, quando vir algo que queira comprar. Nada como para casa, esperar 2 ou 3 dias, refletir se realmente precisa e pode comprar o produto.
Fotos: reprodução.
O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo para avaliar a eficácia de uma medicação no tratamento do problema. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.
Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:
* Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
* Aumento progressivo do volume de compras.
* Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
* Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
* Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
* Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
* Problemas financeiros causados por compras.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com
Site :www.amiti.com.br
https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmu…
Muito bacana! Deixem os resultados do estudo aqui quando terminarem!