Já ouviram falar do corretivo efeito panda às avessas? É quando o corretivo na pálpebra inferior fica mais claro que o desejado e estoura na foto pelo efeito do flash, deixando um visível círculo mais claro em volta dos olhos.
Durante a festa de abertura da novela Tempos Modernos a atriz Fernanda Vasconcelos, que estava segura de sua make up fatal, foi fotografada e saiu assim na foto:
Esse efeito acontece quando usamos um corretivo muito mais claro que a pele ou quando o corretivo ou pó utilizado na pálpebra inferior tem partículas refletoras de luz. Provavelmente, a maquiagem da atriz ao vivo estava perfeita, mas na foto o tom claro refletiu a luz do flash, criando a ilusão ótica de dois círculos brancos ao redor dos olhos.
Para minimizar ou evitar o efeito panda ou fantasma (quando o rosto fica muito mais claro que o restante do corpo), deve-se tomar alguns cuidados na hora de executar a maquiagem.
– Sempre que possível, fotografo minhas produções para ver se tem algo que posso melhorar ou consertar.
– Pele: para fotos com flash (locais fechados ou à noite) gosto de aplicar a base levemente mais escura que o tom da pele, pois o rosto fica em primeiro plano, recebendo toda a luz do flash, o que cria o efeito fantasma. Pode-se também, usar a base no tom da pele e dar uma leve “morenada” com uso de pós mais escuros ou bronzeadores. Vá aplicando aos poucos aumentando a quantidade, se for o caso.
– Corretivo: Gosto dos corretivos líquidos ou cremosos, que hidratam a área dos olhos evitando o efeito craquelado. Geralmente, uso o corretivo antes da base.
Aplicação do corretivo: Aplico o corretivo com pincel próprio e esfumo com o dedo anelar. A aplicação deve ser feita de forma homogênea em toda pálpebra inferior: da raiz dos cílios até o final da taça orbital, do canto interno ao externo dos olhos.
Cores de corretivo: Existem várias cores de corretivo: vermelho, amarelho, roxo, verde, azul, bege. Cada um serve para anular a cor oposta à sua (ex.: o amarelo anula o roxo, o verde anula o vermelho, o laranja anula o azul). Utilizo as cores conforme as manchas, imperfeiçoes de pele e a intensidade das olheiras da cliente. Os mais usados são os beges, o amarelo e o avermelhado.
– Olheiras suaves, corretivo bege no tom da pele.
– Para olheiras arroxeadas faço uma mistura: corretivo amarelo de fundo e avermelhado por cima, sempre esfumando muito.
– Para melasmas: corretivo amarelo misturado ao bege.
– Para manchas azuis: corretivo alaranjado de fundo e bege por cima.
– Para manchas vermelhas: corretivo esverdeado de fundo e bege por cima.
– Após a aplicação do corretivo, aplico a base com pincel, depositando o produto suavemente, depois esfumo com o dedo anelar dando umas batidinhas, para ficar bem uniforme. Para dar um acabamento, aplico pó facial opaco mais claro com pincel vassourinha.
Post reeditado
Fotos: reprodução.