Olá Queridas!
A atriz Angelina Jolie divulgou hoje através de um artigo escrito por ela para o jornal New York Times, que fez mastectomia dupla preventiva em fevereiro deste ano como forma de prevenção ao câncer de mama.
Angelina Jolie, de 37 anos, explica que tomou a decisão de fazer a cirurgia drástica ao descobrir que era portadora da mutação gene BRCA1, um fator de aumento de risco para câncer de mama e de ovário. Médicos da atriz calcularam que ela tinha 87% de risco para câncer de mama e 50% para câncer de ovário.
Após a cirurgia sua probabilidade de desenvolver a doença reduziu para menos de 5%.
No artigo que escreveu para o Times, Jolie explica que sua mãe morreu de câncer de mama, em 2007, aos 56 anos. Ela revela que terminou, no dia 27 de abril a série de três procedimentos médicos que incluíram as mastectomias e implantes e dá detalhes do processo. Jolie diz que decidiu falar sobre a cirurgia para encorajar mulheres enfrentando o mesmo dilema e também divulgar a importância do teste, que pode custar mais de US$ 3 mil, nos Estados Unidos. Fonte: O Estadão de 14/05/2013.
O conjunto de testes a que Jolie foi submetida chama-se aconselhamento genético que tem como objetivo estudar a vida familiar do indivíduo através de uma entrevista (anamnese) que consiste em uma análise minuciosa da história clínica e familiar, da avaliação de exames complementares e do levantamento de informações atualizadas da literatura especializada (fonte: aqui). Ao final dos estudos é emitido um relatório contendo as probabilidades de se desenvolver determinadas doenças genéticas e de se repassar algumas destas doenças para seus filhos.
O aconselhamento genético é indicado nos seguintes casos:
• Idade materna acima de 35 anos na gestação;
• Consangüinidade entre o casal;
O Programa de Aconselhamento Genético do Instituto Nacional do Câncer (INCA) oferece testes genéticos a indivíduos e famílias portadores de síndromes de predisposição hereditária ao câncer. Em laboratórios particulares, o custo dos exames pode chegar a R$ 10 mil. A possível cobertura pelo plano de saúde precisa ser verificada diretamente com seu convênio. Fonte: aqui. (Você poderá ler mais sobre o assunto e ver os questionários aplicados no site do INCA, aqui)
No caso do aconselhamento genético acusar a grande probabilidade da mulher desenvolver a doença, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas, uma delas é a retirada da mama e/ou dos ovários, outra é a quimioterapia preventiva.
Angelina afirmou que fez o procedimento pensando nos seus filhos e que seu maridão (lindo de morrer!), Brad Pit esteve ao seu lado durante todo o tempo lhe dando apoio e carinho.
É por estas e outras que eu admiro muuuito esta mulher, além de ser a mais linda do mundo atual, ela é ousada, autêntica, corajosa e humana.
Depois de pesquisar para escrever este post, me deu um pouco de pânico, pois me encaixo em vários itens relatados nos questionários. Sempre faço os exames preventivos, mas diante disso, acho que terei que fazer um pouco mais. Vou consultar meu médico e discutir a respeito.
Continua…
Fotos: Reprodução.