Erros graves na maquiagem como a falta de higienização ou limpeza de pincéis são alguns descuidos que podem implicar no resultado da maquiagem ou trazer  problemas para a pele; especialista em biossegurança Daniela Pontes lista dicas.

Imagem Depositphotos

A maquiagem é uma excelente ferramenta para realizar a comunicação visual, valorizar a imagem pessoal e elevar a autoestima. Podendo ser usada no dia a dia, tanto em ambientes de trabalho quanto para eventos especiais.

No entanto, alguns hábitos aparentemente inofensivos podem causar danos à pele e comprometer o resultado desejado. É muito importante seguir cuidados básicos de biossegurança tanto com seus produtos quanto com seus acessórios.

Evite problemas de pele

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Ipsos, cerca de 90% da população brasileira sofre com algum problema de pele, seja ele de acne ou aparição de manchas. Muitas dessas complicações podem se desenvolver através de erros como não higienizar a pele, optar por produtos errados, entre outros.

Daniela Pontes, biomédica especializada em biossegurança, lista alguns equívocos que podem acontecer na hora de se maquiar, e dá dicas do que deve ser feito. Confira abaixo!

Alguns erros graves de maquiagem que você comete

1 – Não higienizar a pele adequadamente

É higienizar a pele tanto antes quanto após o uso da maquiagem. Na pré maquiagem evita que a sua fixação e durabilidade seja inferior. Mas, evita também que os poros fiquem entupidos de produtos indevidamente. “Antes de qualquer aplicação de maquiagem ou produtos como cremes, é importante que a pele esteja completamente higienizada, para evitar a proliferação de qualquer tipo de microrganismo”, explica a biomédica.

Todavia, não menos importante, retirar toda maquiagem após o uso é fundamental para garantir a saúde e o bom funcionamento da pele.

Imagem Depositphotos
Imagem Depositphotos

2 – Produtos errados 

Optar por produtos inadequados para o tipo de pele é um erro comum. “Há diferentes tipos de pele como as secas, oleosas, mistas e mais sensíveis. Portanto, é importante comprar produtos que são adequados para o seu tipo, dessa forma, consegue evitar reações alérgicas e danos a longo prazo”, aconselha. 

3 – Não limpar os objetos 

Pontes enfatiza que é preciso cuidar dos pincéis e esponjas de maquiagem. A falta de limpeza regular pode levar à acumulação de microrganismos, causando problemas de pele. “É necessário limpar todos os produtos que entram em contato com a pele para que não haja nenhum tipo de alergia ou infecções.”

Para isso, você deve lavar seus pinceis com frequência. Caso não seja possível, limpe-os sempre após o uso com limpadores próprios.

Imagem Depositphotos

4 – Não prestar atenção nos prazos de validade

O uso de maquiagem vencida pode desencadear diversos problemas à saúde da pele. “Quando o produto está fora do prazo de validade, há uma proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos”, explica.

Vale ressaltar aqui que o prazo de validade constante na embalagem se refere ao produto ainda fechado e bem acondicionado.

5 – Mau uso dos produtos de maquiagem

Alguns hábitos inocentes como compartilhar a maquiagem com outra pessoa ou deixar a maquiagem em locais indevidos como o carro e/ou o banheiro são prejudiciais. Isso porque pode acontecer a contaminação dos produtos ou favorecer a proliferação de microorganismos indevidos.

Imagem Depositphotos

Parte da pauta enviada por Make Buzz Comunicação para Daniela Pontesespecialista em biossegurança estética, formada em biomedicina e proprietária do perfil “Biossegurança Descomplicada” no Instagram, que conta com mais de 25 mil seguidores. É coordenadora de depilação, há 13 anos, da Beauty Fair.

Todas as imagens de  Depositphotos.