Eu sei que malhar no inverno nem sempre é fácil. Pois, fica mais difícil manter a disciplina nos dias de frio intenso e a vontade é de ficar encolhido debaixo das cobertas, vendo Netflix e tomando chocolate quente. rsrs
Mas, malhar no inverno fornece uma gama de benefícios para a saúde. Trouxe alguns deles para te dar uma forcinha. Na verdade, fazer atividade física no inverno pode proporcionar mais resultados e mais rapidamente do que no verão. Além disso, é fundamental para se manter a saúde nesse período. Isso porque a atividade física turbina o sistema imunológico, afastando as doenças típicas da estação.
Por que malhar no inverno
Dentre os benefícios já ditos, a atividade física no inverno ainda promove:
- Maior gasto calórico: no frio, o corpo gasta mais calorias para manter a temperatura. Por isso, a atividade física traz mais resultados.
- Manutenção do seu condicionamento físico: pense bem, você malhou pesado no verão e obteve resultados estéticos e de saúde. Parar ou reduzir as atividades físicas no inverno pode jogar todo um trabalho pelo ralo.
- Evita lesões: no frio a musculatura se contrai. Ficamos mais tensos e rígidos, isso pode causar contraturas musculares e outras lesões. Com a atividade física, promovemos o aumento da circulação sanguínea e consequentemente, soltamos a musculatura.
- Aquecimento: se tem algo que espanta o frio, aquele que deixa pés e mãos gelados é a atividade física. Ela aquece todo o corpo fazendo suportamos melhor as baixas temperaturas.
- O clima frio nos permite fazer um treino mais pesado. Portanto, podemos otimizar resultados e melhorar ainda mais o condicionamento físico.
O corpo do verão se constrói no inverno.
Esse por si só já seria um dos grandes motivos para se treinar no frio. hehehe Não me lembro de quem é a frase. Mas, é como um lema para mim.
Cuidados com o treino no inverno
Agora que já estamos todos decididos e com a motivação/disciplina em alta para malhar no inverno, é importante tomar alguns cuidados>
- Um deles é o aquecimento antes de se começar efetivamente o treino. Pois, o corpo está naturalmente mais contraído e é mais difícil manter a temperatura.
- Use roupas adequadas, fique bem agasalhado em camadas. Assim, à medida que for esquentando você vai retirando as roupas.
- Evite fazer atividades em locais com muito vento ou temperaturas muito baixas. Da mesma forma, não se exponha ao frio após o treino (choque térmico).
- Fique de olho na hidratação. Pois, é natural bebermos menos água no inverno.
- Use protetor ou hidratante labial e o protetor facial.
- Troque a roupa logo após o treino. Nada de sair com roupa molhada ao vento.
Fotos: reprodução.