As cozinhas rústicas e de fazenda têm conquistado corações e lares ao redor do mundo. Seu charme retrô e a simplicidade do estilo interior trazem aconchego e remetem a lembranças afetivas de infância ligadas às tradições familiares e até mesmo o colo de “vó”.
Cozinhas rústicas e tradição mineira
Minha origem vem de uma cidade pequena de Minas chamada Pompéu. Foi lá, durante minha infância que tive contato com fazendas e casas típicas do interior mineiro. Com um quintal grande e exuberante, a casa da minha avó tinha duas cozinhas, como quase todas da cidade. Uma interna e outra externa, onde ficava o fogão à lenha. Era lá que a magia acontecia em caldeirões de ferro fundido. Sabores e tradições deliciosas da culinária mineira. Já na cozinha interna aconteciam os encontros de família, com muita alegria e agitação.
Ideias de cozinhas rústicas e de fazenda
Foi por amar esse tipo de encontro que trouxe algumas dicas construtivas e de decoração para você transformar esse espaço em um refúgio acolhedor e convidativo, remetendo às lembranças de infância.
Revestimento de Piso
Opte por revestimentos que evocam a sensação de calor e rusticidade. Pisos de cerâmica ou porcelanato com aspecto de madeira de assoalho ou de demolição são escolhas ideais. Além disso, os ladrilhos hidráulicos também podem adicionar um toque de autenticidade e personalidade à sua cozinha. Lembre-se de observar se o piso é seguro quando molhado ou sujo e se a sujeira não se sobressai à cor.
Revestimento de Parede
Para as paredes, uma pintura em tons neutros, como bege, creme ou cinza claro, pode servir como pano de fundo. Essas cores são perfeitas para os elementos rústicos da decoração. Se preferir revestimentos, tijolos à vista ou até mesmo tábuas de madeira de demolição podem criar uma atmosfera acolhedora e campestre. Por outro lado, existem os revestimentos laváveis que imitam o material. Já aqui em Minas o ladrilho decorado faz sucesso nas cozinhas de interior. Use-os para dar destaque a algum ponto da cozinha como a roda banca ou como revestimento da ilha.
Madeira de Demolição nos Móveis e Bancadas
A madeira de demolição é uma escolha excelente para adicionar textura e história à sua cozinha. Utilize-a para móveis, como mesas, bancos e também para bancadas. A imperfeição e a pátina natural da madeira trazem um charme único e uma sensação de calor ao ambiente. A madeira também pode estar presentes em alguns utensílios da cozinha como tábuas de cortar, bacias, bandeijas e gamelas.
Armários Coloridos em Estilo Retrô
Quebre a monotonia com armários coloridos em tons pastel como cinza, ou cores vibrantes inspirados nos designs retrô. Armários em azul celeste, verde menta ou amarelo mostarda adicionam um toque de frescor e personalidade à sua cozinha, enquanto mantêm a estética rústica.
Ferragens em Latão
Detalhes fazem toda a diferença. Ainda pensando nos armários, opte por ferragens em latão para puxadores de gavetas, maçanetas e até mesmo torneiras. O latão adiciona um brilho sutil e uma sensação de elegância rústica, complementando perfeitamente os elementos naturais do ambiente.
Utensílios em Ferro e Cobre
Utensílios de cozinha em ferro fundido e cobre não são apenas duráveis e funcionais, e ainda acrescentam um toque de autenticidade ao espaço. Panelas, frigideiras, tachos e outros utensílios em tons terrosos trazem uma sensação de nostalgia e calor para a sua cozinha.
Transformar sua cozinha em um refúgio rústico é mais fácil do que você imagina. Com essas dicas simples, você pode criar um espaço que alimenta o corpo e também alimenta a alma, tornando-se o coração acolhedor de sua casa. Tenho certeza que num espaço como este serão criadas memórias afetivas que toda a família vai levar para o resto da vida.
Gostou do post? Deixe nos comentários qual foi a dica que mais gostou.
Fotos via meu perfil Pinterest sem identificação de autoria.