Água micelar ou tônico. Você sabe qual é o melhor para usar na sua rotina de skincare? Antes de responder essa pergunta, vamos conhecer um pouco melhor sobre esses produtos:

O que é água micelar?

A água micelar é um produto líquido composto por moléculas solúveis em óleo e em água, que geram micelas que absorvem as partículas de impurezas. A água micelar penetra nos poros e funciona como um ímã atraindo a sujeira e arrastando-a, promovendo assim a limpeza e hidratação da pele. Como a água micelar é um produto sem componentes químicos ela pode ser usada em qualquer tipo de pele e todo rosto, inclusive área dos olhos. Dentre os benefícios da água micelar, podemos citar:

  • Refresca a pele;
  • Retira a oleosidade da pele;
  • Acalma a pele;
  • Ajuda na limpeza da pele e remoção de maquiagem.

Como usar a água micelar:

  • Nas rotinas de skincare matinal e noturna, após a limpeza e antes da tonificação.
  • Na pré maquiagem.
  • No meio do dia, caso queira dar uma retirada no excesso de oleosidade da pele.
  • Para retirar qualquer resíduo de demaquilante, principalmente na área dos olhos.
Água micelar ou tônico, qual usar? Por Alessandra Faria

O que é o tônico?

O tônico é um produto indispensável para complementar a limpeza da pele, sendo o segundo passo dessa rotina. Ele tem como principal função desobstruir os poros, retirando qualquer resíduo do produto de limpeza ou de sujeira que tenha ficado. Dessa forma, os produtos que vêm a seguir tem melhor absorção. Além disso, o tônico promove o equilíbrio do PH da pele evitando o efeito rebote. O que é isso? Quando fazemos a limpeza da pele com demaquilante, creme, loção ou sabão, retiramos também o seu manto hidrolipídico. Com isso a pele tende a produzir mais óleo para reequilibrar essa função. É nessa hora que o tônico exerce sua função.

Qual tônico deve usar?

Basicamente temos dois tipos de tônico. O para pele seca/normal e o adstringente para peles mista/oleosa. O tônico deve ser utilizado logo após a limpeza da pele. Seja ela simples ou após a água micelar.

Água micelar ou tônico, qual usar? Por Alessandra Faria

Água micelar ou tônico?

Pois bem, a resposta para essa pergunta é muito simples. Água micelar e tônico são produtos diferentes, com funções diferentes, pois um não substitui o outro. Apesar de algumas marcas venderem sua água micelar dizendo que ela pode ter a função do tônico, não se engana. Pois, o primeiro limpa e o segundo tonifica. Eu não fico sem os dois na minha rotina de limpeza e de pós maquiagem.

Fotos: reprodução.