A imagem pessoal no trabalho sempre deve ser muito bem cuidada, pois ela é seu cartão de visitas dentro e fora da empresa.

Além disso, durante o horário de expediente sua imagem representa diretamente a imagem da empresa onde trabalha, passando para os outros a mensagem que a mesma deseja.

Ter uma boa aparência e cuidado com a imagem pessoal no trabalho vai muito além da vaidade. Esse comportamento demonstra sua capacidade de cuidar de si próprio, inclusive de sua saúde física e mental. Denota ainda a auto estima positiva, a capacidade de organização e de interação com o ambiente. Por, último demonstra o respeito que você tem pela empresa onde trabalha, pelos colegas e clientes com os quais lida no dia a dia corporativo.

No entanto, mesmo tendo cuidado com a imagem pessoal no trabalho, às vezes alguns pequenos descuidos podem nos passar despercebidos.

São esses detalhes que depõem contra nossa imagem corporativa. Eu poderia citar vários aqui, mas vou me ater, nesse momento, a alguns muito comuns que vejo no meu dia a dia.

  • Cabelo com aspecto sujo ou oleoso: A leitura da imagem pessoal se faz da cabeça aos pés ou dos pés a cabeça. Portanto, estes são pontos que necessitam cuidados especiais. O cabelo sujo denota desleixo, maus hábitos, falta de higiene e falta de organização do próprio tempo. Uma boa solução é fazer uso de shampoo seco (talco também funciona). Aplique o produto, escove bem os cabelos e prenda em rabo de cavalo ou coque.
  • Caspa na roupa: Vários fatores podem causar o aparecimento de caspa. Um deles é o uso constante de química nos cabelos como tintura e alisamento. O ideal é procurar um dermatologista e fazer um tratamento. A caspa na roupa denota falta de higiene pessoal e desleixo (mesmo que não seja). Para amenizar a situação, você pode carregar na bolsa um rolo adesivo para limpar a roupa sempre que necessário.

  • Roupa/uniforme sujos ou amarrotados: A roupa suja ou amarrotada denota desleixo, preguiça, desinteresse e até falta de respeito pelo ambiente de trabalho e colegas. Investir em um ferro de vapor é uma excelente opção para desamarrotar a roupa de última hora de forma fácil e rápida. Em casos de viagens a trabalho, um secador de cabelo pode salva seu dia. Para evitar usar roupas sujas, lembre-se de separar seu look de trabalho na noite anterior, conferindo seu estado. Para uniformes, não tem jeito, tem que ter pelo menos dois e lavar todos os dias.

  • Esmalte descascando ou unhas quebradas: Você não precisa fazer as unhas toda semana. Mas, ter mãos impecáveis é extremamente necessário no ambiente de trabalho. Pois elas fazem parte da nossa comunicação não verbal. Ter as unhas limpas e bem cuidadas denota higiene, cuidado pessoal e boa organização do tempo. Tenha sempre na bolsa uma latinha de lenços removedores de esmalte, lixa e um creme para mãos para os momentos de aperto.
  • Sapato sujo ou inadequado: Por fim, voltamos de onde começamos: cuidado especial com os dois extremos do corpo. Nada adianta um bom look, cabelo bonito, maquiagem apropriada se você estiver usando sapatos sujos ou inadequados como rasteiras em seu ambiente de trabalho. Isso demonstra falta de cuidado, desleixo, falta de ambição e desinteresse pelo ambiente e carreira. Se o seu trajeto até o trabalho suja seu sapato, entre no banheiro e passe um papel toalha para limpá-lo. Já fiz isso tanto… É tão simples, concordam?

Tem tantos outros detalhes como: gesticular demais, falar alto, exagerar no perfume, unhas sujas, mãos suando, pele do rosto oleosa, barba mal feita…

Fotos: reprodução.