Olá Queridas e Queridos!
Hoje vou mostrar para vocês duas opções do que fazer em Pipa: passeio de barco e Ponta do Pirambu. Imperdíveis.
Falar sobre o que fazer em Pipa poderia me render vários artigos pois o local tem muitas opções de passeios terrestres e marítimos. Você pode curtir o litoral da região de Natal e Tibau do Sul por terra em passeios de quadriciclo, buggy, pau de arara (um jipe tipo jardineira) ou até a cavalo. Esses passeios percorrem várias praias da região onde você poderá tomar banho de mar e/ou rio, almoçar e ver o por do sol.
Tem passeios específicos como conhecer a reserva ambiental e o Ponta do Pirambu, para os quais você pode pegar um táxi ou van. É muito fácil se locomover na Praia de Pipa. Na própria pousada ou hotel onde ficar hospedado em Pipa você consegue informações sobre os passeios. Também recebe o guia turístico do local, uma agendinha com mapas e informações. Além disso, existe a opção de pedir um Uber, que por sinal fica muito mais em conta, inclusive para o traslado aeroporto/praia de Pipa.
Já os passeios marítimos na Praia de Pipa você pode fazer opções rápidas de uma hora e meia ou mais longas de até 5 horas. Existem as opções de lancha, escuma e barco.
Nós fizemos apenas dois passeios porque ficamos em Pipa 6 dias e em um deles choveu o dia inteiro. O primeiro passeio foi conhecer o Ponta do Pirambu, uma espécie de paraíso em meio à mata maravilhosa, à beira mar. O Ponta do Pirambu é uma espécie de restaurante/clube/spa que oferece toda uma estrutura necessária para você passar um dia de relaxamento e diversão.
No local tem vestiário, banheiros, spa com diversas modalidades de massagens relaxantes e terapêuticas, uma piscina com vista infinita, redários, mesas e cadeiras confortáveis e um restaurante com gastronomia de primeira. O atendimento é excelente.
O local está preparado para receber qualquer tipo de cliente. Para chegar até o estabelecimento é preciso descer uma escada bem longa que é protegida com tela para a criançada ficar segura. Em cada patamar da escada tem cadeiras para que os visitantes possam descansar as pernas, se necessário. Além disso, o local tem um elevador para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, idosos, mães com crianças no colo, grávidas e/ou carrinhos de bebê.
A gastronomia do local é um assunto a parte, simplesmente perfeita. Tudo estava muito gostoso, bem servido, caprichado. O primeiro prato da foto foi vencedor do festival gastronômico local.
Esse é um excelente passeio para se fazer a dois e/ou com a família. Vá cedo para o local que abre a partir das 9 da manhã e leve tudo que precisar para ficar o dia todo. É preciso fazer a reserva com antecedência, para isso visite o site aqui.
Outro passeio que fizemos foi o passeio de barco gastronômico do Aventureiro. O passeio começa às 13:00 horas em ponto, saindo da praia do centro, percorre várias praias locais e termina ao por do sol, retornando para outro ponto, de onde pegamos uma van para voltar ao centro de Pipa.
O passeio é lindo e muito bem organizado, mas a gastronomia deixa a desejar, pois é bem fraquinha, apesar de farta. Esse é um passeio que também vale a pena e pode ser feito sozinho, em família ou com amigos. Contudo, não vi nenhuma estrutura que atendesse a portadores de necessidades especiais (também não perguntei).
Tem um momento no passeio que o barco balança bastante, se você é do tipo que fica mareado, é bom tomar um remédio para enjoo uns 30 a 40 minutos antes de embarcar.
Fotos: reprodução e Alessandra Faria.