Olá Queridas!

Quem me acompanha pelas redes sociais, principalmente o instagram (já me segue: @alessandrafariablogger ?) viu que fiz uma viagem de férias à praia e hoje vou mostrar para vocês meu arsenal para proteger dos raios uv-b e uv-a durante nossa exposição ao sol.

protetores solares-proteção-contra-raios-uv-b

A radiação uv ou radiação ultravioleta é a mais energética entre aquelas emitidas pelo sol e por isso apresenta perigo para as mais diversas formas de vida na terra. Ela pode ser dividida entre uv-a uv-b uv-c. A radiação uv-c é totalmente absorvida pela camada de ozônio, portanto não chega a nos atingir. A uv-b é a mais nociva para a saúde, pois é a causadora do câncer de pele, mas a radiação uv-a, que era considerada inofensiva, é a responsável pelo fotoenvelhecimento que favorece o aparecimento do câncer de pele e de melasma. Portanto, todo cuidado é pouco quando pensamos em proteção solar. (texto copiado com alterações da autora, fontes: aqui e aqui)

Para escolher o melhor protetor solar para sua pele você deve levar em consideração seu tipo de pele e o fator de proteção solar (fps) ideal para o mesmo. Lembrando que o termo bloqueador solar não pode ser mais utilizado desde o início de 2014 quando a ANVISA lançou novas regras para comercialização de protetores solares.

Para nossa viagem levei vários protetores solares específicos sendo um protetor solar para crianças para rosto e um para o corpo, e um para rosto e outro para corpo para os adultos. Além disso, chapéu, óculos de sol e barraca.

protetores solares-proteção-contra-raios-uv-b-uv-a

Para as crianças:

Rosto: Anthelios Dermo-pediatrics Hélioblock da La Roche Posay; é a primeira vez que experimento um desta marca, apesar de muito recomendado pelos dermatologistas. Foi aprovado, nenhuma criança ficou com rosto queimado.

Corpo: Sun Kids Swim & Play da Nívea FPS 60. Muito resistente à água e fácil aplicação. Protegeu muito bem a pele dos pequenos.

Para os adultos:

Rosto: Sun Max gel creme anti-idade com antioxidantes. Gente, estou amando este produto. Ele tem o toque seco, limpo, muito parecido com o de um primer de maquiagem, sabe? Não deixa a pele brilhante, branca, nem melecada. Características que incomodam muitos usuários de proteção solar. É muito resistente à agua e de fácil aplicação, além de prevenir o foto envelhecimento (ou seja proteção UV-A e UV-B).

protetores solares 7

Corpo: Mary Kay FPS 30, um dos melhores do mercado e o resto de um outro da Neutrogema FPS 30, que não aparece nas fotos.

Chapéu em fibra de papel das lojas Renner. Existem hoje no mercado chapéus, viseiras e até roupas com proteção solar (adulto e infantil), vale uma pesquisa no mercado local ou web.

– Óculos escuros Ray Ban, inclusive para as crianças. Meus filhos tem olhos muito sensíveis, principalmente o menino.

protetores solares 6