Olá Queridas!
No último post da série O que seu perfume diz sobre você, vou falar sobre a classificação dos perfumes e sua relação com a personalidade e estilo do(a) usuário(a).
Os perfumes classificam-se, segundo o Comitê Francês do Perfume, em sete grupos fundamentais.
De acordo com a sua preferência é possível extrair e conhecer um pouco de sua personalidade e estilo. Dê uma olhada nas classificações abaixo e descubra com qual você mais se identifica.
Amadeirados:
São notas suaves como o sândalo e o patchouli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver. Se constituem, na maioria das vezes, com notas de lavanda e notas cítricas. Preferidos por pessoas sofisticadas e elegantes, que se preocupam com os mínimos detalhes.
Âmbar:
Muitas vezes chamados de “orientais”, fazem parte desse grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhadas. Usados por pessoas do estilo sexy, que tem personalidade forte, gostam de atrair a atenção por onde passam, deixando uma aura de sedução e poder inconfundível. São pessoas atraentes e sedutoras.
Cítricos:
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja. É nesse grupo que se encontram as primeiras Águas de Colônia. São usados por pessoas do estilo esportivo, descontraídas, cheias de energia, alegres e amantes da liberdade.
Chipre:
Esse termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917. O êxito de Chipre o tem convertido no pai de uma grande família que reagrupa perfumes baseados principalmente nos acordes do patchouli, da bergamota e da rosa. Usados por pessoas do estilo dramático e sexy, que tem auto confiança e grande poder de sedução, porém com toque de sofisticação.
Couro:
Trata-se de uma fórmula muito particular por ser um perfume diferente da maioria. Com notas secas (às vezes muito secas), tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco. São perfumes mais masculinos, mas podem ser escolha de pessoas misteriosas, cultas e viajadas como as exóticas.
Filifolhas (feto):
Compreendem um acordo entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc. Os perfumes à base de lavanda combinam bem em qualquer ocasião e com qualquer personalidade.
Florais:
Família de grande importância agrupa perfumes cujo tema principal é a flor. Se subdividem em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, entre outros. (fonte do texto em itálico) Os florais mais delicados e doces à base de rosa e jasmim com toque frutal são escolhas das pessoas delicadas, femininas e românticas, sempre dispostas a ajudar, com um ar maternal e sonhador. Os florais mais suaves são escolhas de pessoas clássicas e conservadoras, capazes de usar a mesma fragrância por toda vida.
Obs.: O texto em itálico foi transcrito do blog Jorge Roriz, aqui.
Dicas e curiosidades sobre o uso do perfume:
– No ambiente de trabalho, o uso de perfume deve ser evitado ou, pelo menos, contido. Use fragrâncias mais suaves e em pequena quantidade.
– Os locais mais adequados para aplicação do perfume são os pontos onde há mais circulação e calor, entre eles estão o pulso, a dobra do cotovelo, dos joelhos, atrás da orelha e entre os seios (este é o lugar!);
– O tamanho do frasco ou seu desenho não interfere em sua fixação;
– Quando se tem um bebê a mãe deve usar um perfume extremamente suave e não deve mudar o cheiro durante pelo menos 1 ano, pois é através dele que o bebê reconhece a mãe.
– De manhã devem-se usar os perfumes mais suaves como as água de colônia, à noite os de maior fixação. Assim como em dias quentes, perfumes suaves, em dias frios, perfumes mais presentes.
– Apesar de alguns perfumes serem unissex, o perfume masculino é fabricado para agradar o olfato e desejo feminino e vice-versa.
Só para constar, o meu da vez é o Lady Million da Paco Rabbane, um floral amadeirado suave e presente ao mesmo tempo, com toque de sensualidade. Suas notas de abertura são frutadas, que combinam o aroma amargo da laranja de Sevilha, com a suavidade da framboesa e o óleo de bergamota. Os acordes do coração do perfume são doces e florais, contando com a associação do jasmim sambac e da gardênia, com a flor de laranjeira. A porção amadeirada fica para o encerramento, com toques calientes de patchouli e âmbar, e uma pitada gourmand de notas adocicadas e mel. A combinação sedutora é assinada pelos perfumistas Anne Flipo, Béatrice Piquet e Dominique Ropion. (fonte)
Mas também gosto do Armani Code, um floral oriental e do Laguna de Salvador Dali, outro floral amadeirado muito sedutor e fixante, uso-o à noite ou em dias frios.
Espero que tenham gostado da série e encontrado sua fragrância pessoal.
Fotos: reprodução.