Olá Queridas!
Nas dicas de maquiagem de hoje vou falar sobre o jogo de luz e sombra ou claro e escuro, responsável por valorizar formato de rosto e seus elementos: olhos, nariz, boca e queixo, criando volumes e profundidades.
O grande responsável pelo jogo de luz e sombra foi o grande gênio da humanidade: Leonardo da Vinci (como sou fã deste cara!!!), artista italiano renascentista. Antes de Da Vinci a arte seguia em “traços duros” cujos contornos eram delimitados e a imagem tinha 2 dimensões: largura e altura. Da Vinci revolucionou a arte criando o esfumado, técnica que se baseia em pintar em camadas uma sobre a outra até atingir um resultado tridimensional, dando a ilusão de profundidade. O artista também foi responsável por descobrir a medida matemática do belo e as proporções ideais da beleza humana (não vou me aprofundar neste assunto, pois ele é um tema longo e complexo, são várias aulas de maquiagem sobre o mesmo. Caso queira saber mais, poderá me contratar, aqui).
O jogo de luz e sombra ou claro e escuro da maquiagem é relativamente simples (veja aqui): deve-se sombrear (escurecer) a parte do rosto a qual deseja diminuir e iluminar (clarear) a parte que deseja aumentar, dando-lhe destaque e volume. Os produtos utilizados para tal jogo são:
– para sombrear: base ou pós 3 tons mais escuros que a pele, bronzeadores ou blushs, todos opacos. Eu uso o bronzeador da Mary Kay, Bronze Diva e o pó compacto da MAC no tom de pele negra.
– para iluminar: bases e pós mais claros que a pele, pó facial HD (aquele branquinho que faz estragos por aí – veja mais) e iluminadores de face. Eu uso vários, sou fã incondicional de iluminadores.
Importante: Quando modificamos o volume de uma área do rosto, a área em volta terá seu volume modificado também, mesmo que não seja alterada. Ex.: se damos profundidade à lateral do rosto sombreando logo abaixo do zigomático (osso da maçã), automaticamente aumentamos o volume da bochecha.
Como fazer:
– Com corretivos ou bases: separe 3 tons, sendo: um na cor da sua pele, um 3 tons mais escuro e outro 3 tons mais claro. Ilumine, com a cobertura mais clara, os pontos chave: dorso do nariz, centro da testa e do queixo, centro das maçãs em direção às têmporas e lateral da mandíbula. Sombreie com a cobertura mais escura: laterais do nariz e de testa, abaixo do zigomático, contorno da mandíbula e queixo. Com pincel de fibra dupla esfume as bordas, sem deixar que uma cor se sobreponha à outra, e aplique base na cor da pele nos locais onde não houver cobertura. Aplique um pó translúcido em pouca quantidade em todo rosto para fixar a cobertura.
– Com pós e iluminadores: faça toda a cobertura primeiro utilizando uma base no tom de sua pele. Ilumine e sombreie os pontos como descrito acima com iluminadores, pós ou blushes.
Fotos: reprodução.
Depois quero fazer um curso com vc só sobre esse asunto viu alessandra.
Ok. Danielle, vamos combinar.
Bjos