Olá Queridas!
A inspiração para este fim de semana não poderia ser outra senão a malha de tricô. Afinal, nada melhor que passar um feriado prolongado e frio bem quentinha e aconchegada.
O tricô é uma uma técnica de entrelaçamento de fio de lã ou outro fibra com uso de agulhas específicas, criando-se tramas variadas através de pontos diversos. Tais tramas se transformam em peças inteiras como cardigans, pulovers, meias, gorros, luvas, entre outros. A malha resultante deste processo é denominada tricô e pode ser feita manualmente com duas agulhas ou em máquinas próprias, com muitas agulhas.
Antigamente, amigas se reuniam à tarde na casa de uma delas para fazerem seus tricôs juntas, bater papo e tomar chá. Por isso, usamos hoje o termo “tricotar” quando queremos nos reunir com as amigas para colocar as “fofocas” em dia.
Como toda atividade manual, tricotar é uma ótima terapia ocupacional, usada inclusive em alguns presídios do país.
A malha de tricô é unissex, elástica, com textura e pode ser mais ou menos quente, depende da lã ou linha utilizada.
Para se manter bem quente, o ideal é a malha mais grossa ou com lã de cashmere que é fina e leve, porém bem quente.
Os tricôs com tramas mais abertas proporcionam bastante volume ao corpo, portanto, observe a proporção de sua silhueta para escolher a melhor peça para você.
Apesar do tricô ser um tipo de malha esportiva, ele tem sido utilizado em trajes de gala também (veja nesta matéria).
Outra novidade para o inverno 2013 são os tricôs encerados, metalizados e bordados com paetês.
Algumas inspirações:
Montei dois looks com o tricô metalizado acompanhando de camisa branca por dentro, um para o dia com skinny preta, coturno e bolsa carteiro e outro para a noite com saia de renda, clutch e scarpin Valentino inspired.
Fotos: reprodução.