Gosto muito de dizer que o ser humano é um ser mutante.
À medida que o tempo passa, vamos evoluindo, aprendendo, crescendo física, emocional e espiritualmente.
Passamos por novas experiências, agregamos novos valores, vamos conhecendo melhor os outros, o mundo e nós mesmos.
Com isso, mudamos nossa maneira de ver, pensar e sentir. Mudamos também nosso estilo, que nada mais é que a maneira como expressamos nossa personalidade através de nossa imagem pessoal.
Percebi, pela minha experiência pessoal e pelo que observei em minhas alunas e clientes, que o estilo muda, aproximadamente, em décadas.
Quando crianças, principalmente na 1ª e 2ª infâncias, mamãe escolhe nossas roupas, portanto, representamos sua personalidade e gosto.
A partir dos 7 anos, começamos a querer representar nossa personalidade própria, apesar desta ainda não estar formada.
Mas é na adolescência que o “bicho pega”! Queremos fazer parte de um grupo e este é o contrário do que mamãe gosta para nós. Pois queremos soltar os laços do controle e do domínio, e é através de nosso vestuário que representamos isso claramente! Não fazer parte do grupo é “pagar mico”!
Aos 20 anos, já estamos com a personalidade formada e temos o mundo pela frente, porém ainda há a necessidade de pertencer a algum grupo, ser aceito em sociedade, estar na moda. Como hoje, a moda é ter seu próprio estilo, eis aí o motivo de a maioria das blogueiras de moda estarem nessa faixa etária.

A partir dos 30, já passamos por bastante experiências: faculdade, emprego, casa própria, casamento, filhos…
Somos aquilo que somos, já não tão preocupadas em ser aceitas.

Aos 40, já somos bem livres. Sabemos o que queremos, desenvolvemos estilo próprio, independente do que está na moda ou não.

Aos 50, aposentada, filhos criados, a liberdade toma conta de nosso ser; nos vestimos de forma a satisfazer apenas a nós mesmas.
A partir dos 60, colocamos nosso chapéu roxo e ninguém tem nada com isso!
Imagens: reprodução.
Looks: Alessandra Faria.

One Reply to “Mudamos de estilo com o tempo!”

  1. Alessandra, hoje em dias as crianças não deixam mais as mães escolherem as roupas! rs Mas é bem isso mesmo. Para mim moda é vestir o que gosta e se sentir bem. Independente de ser totalmente IN. Até porque temos que ter bom senso e saber o que combina com nosso perfil e estilo e o que não combina. KissusLuh Guedes@luhguede shttp://devaneiosdeumacamaleoa.blogspot.com/

Comments are closed.