Olá Queridas e Queridos!

Enfim, 2016 se foi. Não me deixou boas lembranças, mas meu trouxe muito aprendizado!

2016_me_trouxe_muito_aprendizado2

Vi um texto no face sobre o que 2016 trouxe de aprendizado e achei bastante pertinente como primeiro post do ano.  Adaptei o texto de acordo com minhas próprias experiências em 2016 e o que aprendi nesse ano extremamente doloroso, que virou minha vida de ponta cabeça. Foi um ano cheio de perdas emocionais e materiais, de muito desapego e principalmente de fechamento de ciclos. Nesse momento, estou de volta ao local de onde saí, especificamente acampada por um tempo na casa da minha mãe, onde tudo começou há quase 9 anos.

Em 2017, recomeço minha vida do zero, porém carregando comigo, meus 3 filhos e o seguinte aprendizado:

1. As pessoas são temporárias nas nossas vidas. Todas. E todas se vão exatamente no momento que deveriam ter ido. Não adianta chorar nem reclamar, se for o momento delas irem embora, elas irão.

2. Crescer, muitas vezes, significa se sentir sozinho. Como me senti só durante 2016. Mas, o crescimento é pessoal e intransferível. É uma experiência solitária e doída mesmo.

3. As pessoas que ao seu redor têm um impacto direto em como você se sente. E vice-versa, portanto, muito cuidado em como você faz as pessoas se sentirem.

5. A sua felicidade deve vir sempre em primeiro lugar. Eu errei muito nesse quesito. Sempre me preocupei com os outros. Agora, eu sou minha prioridade e as pessoas que me cercam, claro, não estão gostando disso. Só lamento.

6. Você nunca conhece alguém tão bem quanto pensa, mesmo após muitos anos de convivência. Saber disso é o primeiro passo para não se decepcionar tanto.

7. As vezes você vai sentir falta de pessoas que te machucaram. Não tem problema. Isso significa que elas foram importantes na sua vida e que você soube amá-las.

8. Aprenda a perdoar. Principalmente a si mesmo.

9. Você vai crescer e vai se distanciar cada vez mais da pessoa que você já foi um dia. Certifique-se que você está se distanciando na direção certa, pois algumas pessoas não irão aceitar o seu novo eu e ficarão pelo caminho.

10. Lutar pelo o que você acredita vai te trazer muita dor de cabeça e muita decepção, mas é extremamente necessário. Não desista dos seus sonhos, muito menos de você mesmo.

11. Não se compare com os outros. A vida não deveria ser uma grande competição entre quem é mais bem sucedido, bonito ou popular. Cada pessoa tem seu brilho próprio. O sucesso de uma pessoa não significa o seu fracasso.

12. Gaste seu  dinheiro com experiências, não com coisas materiais.

13. Aprenda a admitir que está errado, quando estiver. Corrija seus próprios erros. Assuma sua responsabilidade e aguente as consequências. Seja ético e corajoso.

14. SE IMPONHA. Não tolere o desrespeito e não tenha medo de dizer o que você pensa. Aprenda a dizer NÃO. Não saber me impor me custou muito caro emocional e financeiramente.

15. Não importa o que você faça ou diga, as pessoas vão sempre acreditar no que elas querem acreditar. Não se importe com o que pensam sobre você.

16. Aprenda a escolher as suas batalhas. Existem coisas que simplesmente não valem a pena.

17. Comece hoje aquele projeto que você tem em mente, ou comece hoje a juntar dinheiro pra aquela viagem que você sempre quis fazer. Daqui a um ano você vai desejar ter começado agora.

2016_me_trouxe_muito_aprendizado3

Agora, é bola para frente. Levantar, sacuir a poeira e dar a volta por cima. Que venha 2017, estou pronta para mais um recomeço. Esse não é o primeiro da minha vida, muito menos será o último.

Um ótimo ano para vocês que me acompanham aqui no blog e nas minhas redes sociais.