Olá Queridos e queridas!
Hoje tem coluna de Moda Masculina (que saudade!). O tema da vez é o uso do rosa para os meninos, afinal as cores não tem gênero!
Muito se fala hoje em igualdade de gêneros, apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, pois estamos bem distante desta realidade. Ter direitos e obrigações iguais para mulheres e homens em todas as esferas, é ainda apenas um sonho feminino. Isto porque, adquirimos alguns direitos e levamos junto outras obrigações, enquanto os homens continuam com os mesmos direitos e transferiram algumas de suas supostas obrigações para nós. Ou seja, a balança ainda está muito desigual
Mas, para se atingir o nível de igualdade tão almejado não basta apenas queimar sutiens em praça pública ou cortar as amarras da submissão feminina. É preciso pensar nos mínimos detalhes da criação de nossos filhos de forma igualitária.
Uma delas é a distinção de brincadeiras, comportamentos e até roupas entre meninas e meninos. O uso de rosa para meninas e azul para meninos é uma simbologia tão forte na nossa sociedade que parece que as crianças já nascem “sabendo disso”.
Pensando-se que à medida que vamos crescendo, nós mulheres, usamos todas as cores, por que não os homens usarem o rosa com mais frequência? Não só na camisa, já comum na moda e nos escritórios, mas em outras peças como calças, casacos, blazers e até sapatos.
O rosa é sim uma cor delicada e com traços de feminilidade que traz romantismo à imagem seja feminina ou masculina. Um homem de rosa passa uma informação de que é mais carinhoso, atencioso e aberto às pessoas. Não é isso que desejamos? Então, rapazes, se joguem e coloquem seus sentimentos para fora através do rosa, se abram para os novos tempos. Fiquem tranquilos, pois sua masculinidade está muito acima de qualquer peça que cubra seu corpo. (amei a combinação abaixo de barba e rosa).
Fotos: reprodução.