Olá Queridas!
Neste último sábado, eu e as outras integrantes do Clube das Blogueiras comemoramos o primeiro aniversário do clube numa ação solidária de doação voluntária coletiva de sangue e fomos balançar as estruturas do hemocentro de BH, o Hemominas.
Nos encontramos na porta do restaurante Farroupilha, de onde partimos em uma van falando bobagens, rindo e trocando experiências.
Chegando ao Hemominas, passamos pelo cadastro e por uma entrevista para ver se estávamos aptas à doação. O hemocentro estava lotado, pois sábado é dia de receber várias caravanas sem agendamento. (Caso você queira fazer uma doção de sangue vá durante a semana, pois é muito mais tranquilo e você pode agendar seu horário pelo telefone 155).
Pelo fato da super lotação, demoramos muito para entrar para a sala de coleta, mas depois de entrar o procedimento não demorou mais que 6 minutos.
Eu estava bem tensa, pois foi minha primeira doação e tenho pressão muito baixa, fiquei com muito medo de ter uma queda de pressão e passar mal. E foi o que aconteceu. Apesar de ter passado pela entrevista e o exame preliminar de glicose, tive uma forte queda de pressão e vômitos. Talvez não tenha sido pela doação em si, mas por uma série de fatores: eu estava muito cansada e não tinha dormido bem no dia anterior, o calor estava intenso, ficamos muitas horas sem alimentar devido à super lotação do lugar, depois da doação estava com muito fome e comi muito rápido.
Após a doação, voltamos ao Farroupilha para almoçar, onde fomos muito bem recebidas e atendidas.
A doação de sangue voluntária é muito importante, pois de todo pessoal que vi no hemocentro, apenas metade (aproximadamente) entrou para sala da doação e depois de colhido o sangue e realizados os exames, nem todo material pode ser utilizado, pois não passa nos resultados finais.
“Você pode ser parceiro da Hemominas e obter o selo do Projeto Na Veia (projeto da Fundação destinado aos jovens engajados na causa da doação voluntária de sangue), envie um email solicitando paraprojetonaveia@hemominas.mg
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://
Para este evento recebemos patrocínio do Restaurante Farroupilha para o almoço e colaboração das empresas Drogaria Araújo, supermercados Mart Plus e Bolt Brasil para execução das camisetas, contratação de fotógrafa e transporte de van para o traslado restaurante/Hemominas/restaurante.
Fotos: Alessandra Faria e Isabella Caetano.