É cringe? Você pode até não saber o que é ou de onde veio essa gíria. Mas, com certeza, viu ou ouviu essa palavra em algum momento nos últimos dias.

A geração Z vem cancelando o que é cringe

Na semana passada, o termo cringe foi amplamente difundido nas redes sociais. Mas, do que se trata, afinal? A gíria surgiu dentro do vocabulário da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) com intuito de identificar algo cafona, antiquado ou para substituir “vergonha alheia”. Todavia, o termo é direcionado principalmente para a geração Geração Millenial (nascidos entre 1980 e 1994). A treta gerou muita zoação e memes na internert. Pois, os millenials descobriram que já estão ficando velhos. hehehe

é cringe ou não é, por Alessandra Faria

A geração X fica onde, nessa?

O interessante é que minha geração nem faz parte dessa discussão. Isso porque, os nascidos entre 1965 e 1981, geração X são considerados por essa turminha idosos, ou quase. hehehehe

É óbvio que entre comportamentos e modos, um dos quesitos que mais receberam o rótulo cringe e os cancelamentos pela geração Z foram os elementos da moda. Alguns deles são queridinhos de muita gente, e agora?

O que é cringe na moda

Segundo Dani Gábriél, professora de Estratégias de Marketing em Moda na Faculdade Santa Marcelina, muitos itens de moda caíram em desuso devido à crescente tendência athflow. Já falei dela por aqui. Essa necessidade e busca pelo conforto foi intensificada pela pandemia. Vale ressaltar que, a geração Z impulsiona esse movimento da moda, mas não é a única adepta do mesmo. Na direção idêntica segue a busca por roupas sem gênero. Tema esse que também já esteve por aqui. Ressalto que as roupas agêneras também não são novidade, pois na nossa época usávamos peças “unissex”.

é cringe ou não é, por Alessandra Faria

Alguns dos itens considerados cringes pelos Z são a calça skinny e a sapatilha de bico redondo. Na beleza, o cabelo partido ao meio e as unhas francesinhas lideram o topo da lista.

Essa discussão toda serviu para mostrar que o movimento cíclico da moda continua girando. E que a geração Z não inventou a roda. Pois, o estilo que hoje eles consideram descolado como o streetwear largado, solto, porém aconchegante, sempre existiu. Itens como o maximalismo, o agênero, são temas recorrentes por aqui. A busca da individualidade e identidade visual fazem parte do comportamento humano desde quando o homem das cavernas usou peles de animais para se proteger e destacar dentro do grupo.

O vídeo que está nesse link explica de forma super divertida o que é cringe. Clique na imagem.

Fotos e imagens não são de minha autoria, são reprodução de buscas na rede. Se você for o autor e quiser os créditos é só entrar em contato.