Na semana do meio ambiente, a inspiração para o fim de semana não poderia ser outra: ecobags no street style.

As sacolas retornáveis ou reutilizáveis, também conhecidas como sacolas amigas do meio ambiente ou ecobags, surgiram em 2007. Pelo menos o termo, afinal a sacola reutilizável de feira em nylon colorido em listras existe desde a década de 70. (Talvez, até antes. Não consegui referência sobre seu surgimento).

As sacolas plásticas de supermercado surgiram no fim da década de 50 e eram símbolo de status para donas de casa e orgulho dos supermercados. O mundo rapidamente absorveu a ideia. Hoje, bilhões de sacolas plásticas são consumidas e descartadas no meio ambiente anualmente. Essas sacolas levam até 300 anos para sumir do meio ambiente.

Com a atual conscientização da preservação do meio ambiente e dos malefícios causados pelo descarte de sacolas plásticas, em 2007, a “designer inglesa Anya Hindmarch criou a bolsa de pano com a frase “I’m not a plastic bag” (Eu não sou uma bolsa de plástico). O produto foi incluído no catálogo da designer com um preço acessível.” (fonte)

Logo as ecobags viraram tendência, inclusive no Brasil. Naquele mesmo ano, estilistas brasileiros lançaram suas sacolas reutilizáveis no mercado.

Semana do meio ambiente: Diferença entre ecobags e sacolas reutilizáveis.

Nem toda sacola reutilizável é uma ecobag. Para receber esse selo a sacola deve ser produzida com material orgânico como linho, rami, cânhamo, algodão… No entanto, para que sua sacola retornável (feita em outro material) seja amiga do meio ambiente deve ser utilizada pelo menos 171 vezes, conforme estudos. Assim, seus efeitos sobre o meio ambiente são menores.

Com toda essa discussão, as ecobags ou sacolas retornáveis voltaram novamente à crista da onda fashion. Marcas como Cèline, Chanel, Balenciaga, lançaram sacolas em tecido ou plástico para reutilização. As sacolas logo ganharam o street style. Mostrando que a moda pode ser sim autosustentável. (Pelo menos tenta.)

Para fechar a semana do meio ambiente, trouxe algumas inspirações para vocês usarem no fim de semana nos looks de street style.

Para compor meus looks, ainda não uso as reutilizáveis, mas para compras uso com frequência, principalmente compras de supermercado e sacolão.

Portanto, lanço aqui um desafio para mim e para vocês. Vamos montar looks lindos com as sacolas amigas do meio ambiente e postar no instagram com a tag #aleandmeecofriendly. Gostaram da ideia???

Fotos: reprodução.