Karl Lagerfeld foi o principal tema das redes sociais na manhã de ontem.

O estilista alemão morreu em Paris na manhã dessa terça feira e deixou um grande legado (e um enorme vazio) para a história da moda.

Karl Otto Lagerfeld nasceu em 1938. Diretor criativo das marcas Chanel, Fendi e de uma terceira que levava seu próprio nome, era chamado de Kaiser (imperador) da moda tamanha sua importância para esse mercado.

Nos últimos 30 anos Karl com seu estilo autêntico, excêntrico e muitas vezes polêmico, tornou a moda pop e democrática, pronta para a era digital e das redes sociais, principalmente o instagram.

Sua figura icônica é uma das mais conhecidas no mundo, quando o assunto é moda.

Com uma carreira brilhante, Karl assumiu a maison Chanel em 1983 com a missão de perpetuar o estilo de sua criadora Coco Chanel. Não só desenvolveu muito bem seu trabalho como ressuscitou a marca que passava por difculdades à época. Hoje a Chanel é símbolo de luxo, status, exclusividade e modernidade pop.

Durante os últimos 30 anos a mente criativa de Karl revolucionou e reinventou o mundo da moda. Inquieto levou o luxo a lugares nunca visitados como o primeiro desfile de Chanel em Cuba.

Karl Lagerfeld e suas excentricidades

  • Karl tinha um estilo muito definido e peculiar. Sempre vestindo preto e branco, com blazer de corte impecável (às vezes jaqueta), coturnos e as luvinhas, além dos cabelos amarrados em rabo baixo. Outro item que não faltava em sua imagem eram os óculos escuros.
  • Karl tinha uma gatinha siamesa branca de nome  Choupette que lhe trazia gastos altos, mas também lucros exorbitantes. Pois o mascote, além de ter cuidadoras exclusivas, tinha conta “pessoal” no instagram e recebeu cachês milionários para fazer alguns trabalhos de publicidade. (fonte)
  • Em 2014, Karl lançou seu boneco de bolsa Karlito. Rapidamente o personagem ganhou o street style e viralizou no instagram, se tornando must have no mundo da moda. Quem não gostaria de levar o Karlito para casa? Em 2015, a Fendi lançou uma coleção cápsula inspirada no boneco. (fonte)
  • Karl Lagerfeld fez parceria com marcas brasileiras como Melissa e Riachuelo.

Karl Lagerfeld e a fotografia

Além de seu talento como estilista, Karl também fotografafa, tendo essa como uma carreira paralela (ou hobby). Ele teve a oportunidade fotografar famosos como  Kendall Jenner, Conchita Wurst e até o brasileiro Cauã Reymond. (fonte)
A moda nunca mais será a mesma sem a criatividade de Karl Lagerfeld. Por enquanto, sua discípula irá assumir a direção criativa da Chanel. E o meu desejo de acompanhar a Paris Fashion Week e ver um desfile de Karl, fica para uma outra encarnação.
Fotos: reprodução.