Porto Seguro com crianças pode ser ser uma ótima opção de viagem de férias.

Pela primeira vez viajei sozinha com meus três filhos. Quem me segue por aqui já sabe que sou mãe de duas meninas de 17 e 7 anos e um menino de 9. Me divorciei em 2017 e só agora tive coragem de fazer uma viagem com eles.

Assumo que sou uma mãe super protetora e tive dificuldades em criar coragem para enfrentar essa grande responsabilidade.

E se acontecesse algo com algum deles, por exemplo com a mais velha, quem ficaria com os dois menores? Ou pior, se acontecesse algo comigo, quem resolveria tudo para o retorno da família? Essas eram algumas questões que passavam pela minha cabeça. Afinal, acidentes acontecem. Insolação, fraturas, cortes, queimaduras químicas com produtos ou animais, reações alérgicas e infecção intestinal são males possíveis em viagens.

Para viajar com eles me programei com bastante antecedência. Desde outubro que venho programando a viagem. Primeiro escolhi o roteiro. Optei por um que já conhecia. Pois, já havia visitado Porto Seguro por duas vezes. A cidade tem muita opção de diversão e uma infraestrutura razoável.

Escolhi um hotel all inclusive. Isso me tirou a preocupação de ter refeições e logísticas variadas diariamente. Além de ter procedência do alimento consumido em todas as refeições. Por último, fiz um seguro viagem para me sentir mais segura.

Porto Seguro com crianças me surpreendeu positivamente.

Apesar de conhecer Porto Seguro, ainda fiquei preocupada se as crianças iriam gostar e se divertir por lá. Pois conhecia o lado “mais adulto” da cidade como as barracas super badaladas e as baladas locais.

Minha estratégia deu super certo. Ficamos num hotel a 3 quarteirões da praia de Taperapuã. O hotel tem um Clube de Praia a 6km do local, com transporte em ônibus executivo por conta. O Paradiso Clube fica na praia do Mutá. Uma praia linda, com mar calmo, com águas mornas e cristalinas. Na praia não há barracas nem ambulantes, poucos transeuntes.

As pessoas que ali ficavam eram todas hóspedes do hotel. Isso trouxe uma segurança e tranquilidade incríveis. As crianças se esbaldaram no mar da praia do Mutá que virava uma piscina natural até por volta das 13 horas, quando a maré começava a encher.

Praia do Espelho com crianças, vale a pena?

Além de Porto Seguro fizemos um passeio para a Praia do Espelho. Estava muito curiosa para conhecer essa que é considerada uma das 10 praias mais lindas do Brasil. O passeio foi maravilhoso, porém teve alguns pontos negativos. O primeiro foi a distância entre Porto Seguro e a Praia do Espelho – aproximadamente 90 km. Sendo 20 km de estrada de terra. Isso nos tomou 1:45 h de ida e 2:00 h de retorno. Para adultos é algo tranquilo, mas para as crianças foi puxado. Elas ficaram exaustas.

Outra questão é que a Praia do Espelho tem águas ainda mais paradinhas e mais frias que a Praia do Mutá. Essa praia é um local mais alternativo, com uma infra estrutura muito boa, porém mais indicado para adultos. Poucas crianças estavam por lá.

Meus pequenos estranharam muito a Praia do Espelho no primeiro momento. No final eles curtiram o passeio, mas por eles, não valeu a pena.

Porto Seguro e a logística com crianças.

Para o traslado aeroporto/hotel/aeroporto, alguns deslocamentos em Porto e o passeio na Praia do Espelho usei os serviços de um táxi local indicado pelo hotel. Foi sempre o mesmo motorista e sua equipe, o Paulo. Esse nos atendeu muito bem. Porém, é importante frisar aqui que o transporte em Porto é caríssimo.

Nossa viagem foi um sucesso e recomendo Porto Seguro com crianças. É um local com energia muito boa. Infinidade de passeios como a Rota do Descobrimento, a visita ao Eco Parque em Arraial, entre outros. As praias são tranquilas e o atendimento é sempre muito bom.