Prolongar o bronzeado perfeito para além do verão é tudo que queremos…

Apesar da mulher brasileira cuidar mais de sua pele evitando o excesso de exposição solar, o bronzeado perfeito ainda é desejo da maioria. Tanto que esse assunto já foi discursado aqui no artigo Dicas para o Bronzeado Perfeito, acessem.

Mas, além de ter a cor ideal do verão, é um desejo comum prolongar o bronzeado para outros meses do ano. Para isso existe uma infinidade de produtos no mercado como bronzeadores (sempre com proteção solar) e auto bronzeadores que ajudam a potencializar e fixar o bronzeado.

Porém, é possível dar uma ajuda naquela corzinha de praia com a alimentação adequado. Pois alguns alimentos ricos em betacaroteno ajudam não só a se bronzear mais rapidamente como a prolongar o bronzeado perfeito.

Alimentos que podem prolongar o bronzeado perfeito.

“Cenoura, melancia, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mamão, manga, acerola, beterraba, couve, espinafre e agrião são exemplos de alimentos ricos em carotenoides. Carotenoide é a substância que dá cor aos alimentos que vão dos amarelos aos vermelhos e também os verdes escuros. Esses alimentos podem auxiliar a prolongar o bronzeado após o verão.

Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes. Apenas 50 fazem parte da dieta humana. Desses 50, apenas 6 respondem por 95% do que ingerimos (b-caroteno; a-caroteno; Licopeno; Luteína; β-Criptoxantina e Zeaxantina).

O carotenoide é uma substância lipossolúvel. Isso quer dizer que, na presença de um óleo (por exemplo azeite de oliva, coco ou castanhas) o carotenoide é mais facilmente transportado e absorvido pelo organismo.

Os carotenoides estão relacionados à síntese de vitamina A, que nosso organismo não produz e só pode ser obtida através da alimentação. A vitamina A está diretamente relacionada à saúde da pele, além de ser um potente antioxidante. (antienvelhecimento)

Prolongar e manter o bronzeado também depende dos melanócitos.

A manutenção do bronzeado está diretamente relacionada à qualidade dos melanócitos da pele, que se for saudável, é uniforme e sem manchas escurecidas.

Vale ressaltar que a quantidade de melanócitos também determina o quanto a pele ficará bronzeada. Pessoas com menos melanócitos não conseguem atingir naturalmente um tom muito escuro. – Só para esclarecer, os melanócitos são responsáveis pela produção de melanina.

Quanto à ingestão diária, cada pessoa deve procurar introduzir os alimentos fontes de carotenoides seguindo a sua dieta habitual, fazendo as substituições dentro das recomendações do nutricionista. Mas eu arisco dizer que vale a pena ter pelo menos uma fonte de carotenoide em todas as refeições do dia, pelo menos na primavera e no verão. Como a lista de fontes é razoavelmente extensa, não é algo muito complicado.

Principais Fontes de carotenóides

  • caroteno: cenoura, manga, abóbora, cenoura;
  • luteína: batata, cenoura, milho e gema de ovos;
  • criptoxantina: milho, páprica e mamão;
  • zeaxantina: gema de ovos, milho, espinafre e páprica;
  • crocina: açafrão;
  • bixina: urucum;
  • capsantina: na pimenta vermelha;
  • capsorrubina: páprica;
  • violaxantina: amor perfeito;
  • licopeno: tomate, berinjela, cenoura, pimentas verdes, ameixa, mamão, pêssego e melancia.

Sobre Sabina Donadelli

Apaixonada pelo poder dos alimentos, a nutricionista Sabina Donadelli garante que a comida pode fazer maravilhas pelas pessoas. Formada e pós-graduada em Nutrição, a profissional alia seus conhecimentos da escola clássica com estudos da fitoterapia e dietoterapia oriental, como a chinesa e a indiana.

Sabina afirma que nas doses e combinações certas, as refeições podem auxiliar no tratamento de doenças, auxiliam na perda de peso, corrigem distúrbios, espantam a tristeza, rejuvenescem a aparência e, entre tantos outros benefícios, ainda nos levam à felicidade.

Siga as dicas de como se alimentar e viver melhor também pelo instagram @sabinadonadellinutri”

Pauta: Carolina Lara Assessoria de Imprensa e Conteúdo

Fotos: reprodução.