Abdominal é um dos exercícios mais odiados pelos praticantes de atividade física.

Indo contra corrente, o abdominal é meu exercício preferido. Adoro sentir minha barriga queimando. hehehe Além disso, percebo grandes benefícios com a prática dessa modalidade como funcionamento do intestino, melhora na postura e na eliminação de líquido.

Tenho outros motivos para amar o abdominal: o fato de ter tido diastase na segunda gravidez. A diastase é uma abertura entre os músculos retos abdominais que acontece durante a gravidez. O normal é que essa abertura seja pequena (até 3 cm) e que se feche aos poucos, após o parto. Porém, a minha foi de 5 cm. Além de precisar de cirurgia para correção, os exercícios abdominais me ajudaram bastante.

Pensando nisso trouxe uma pauta sobre a importância do abdominal no treino.

Confiram:

“O abdômen é um dos maiores músculos do corpo e um dos responsáveis pela sustentação da coluna. Por esse motivo, ele tem grande responsabilidade no resultado do seu desempenho no treino e até na facilidade, ou não, de realizar movimentos do dia a dia. É por isso que fortalecer essa região do corpo regularmente, com exercícios específicos para ela, é tão importante.

A professora da Smart Fit, Damaris Dias, explica que para ter sucesso no treino de musculação e de membros superiores é preciso ter o eixo central do corpo fortalecido. “A força realizada nesses exercícios parte do centro do corpo para as extremidades, por isso, ter um abdômen bem fortalecido vai facilitar a execução dos movimentos”, explica a educadora física.

O treino de abdominal também contribui para estabilizar a postura e melhorar a consciência corporal

para realizar movimentos de musculação e também de treino funcional. O agachamento com peso nas costas, por exemplo, utiliza a força não só das pernas, mas também do abdômen para equilibrar o corpo e mantê-lo ereto. Até para quem joga futebol, por exemplo, o desempenho será melhor, pois o chute da bola vai ser mais forte quando essa região do corpo é fortalecida.

Ter a musculatura do abdômen fortalecida ainda facilita qualquer movimento que você fizer no dia a dia. Melhora a postura durante a jornada de trabalho e evita dores na lombar e nas costas. “Treinar abdômen não faz bem apenas para a estética, mas sim para garantir o sucesso dos seus treinos”, comenta Damaris.

O ideal é incluir exercícios de abdômen ao seu treino em dias alternados para dar o tempo mínimo de descanso que a musculatura precisa. “O descanso é necessário para evitar lesões e ajudar no ganho de força e hipertrofia”, finaliza Damaris.

Sobre a Smart Fit

Com 9 anos de atividades, a rede de academias Smart Fit conta com mais de 550 unidades distribuídas em mais de 25 estados brasileiros e Distrito Federal, além de presença no México, Chile, República Dominicana, Peru, Colômbia e Equador, além de mais de 1,9 milhão de clientes. Com uma proposta de democratizar o fitness de alto padrão, a Smart Fit conta com mensalidades a partir de R$ 79,90. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo.”

Pauta enviada por Agência ideal H+K.

Fotos reprodução.