Os cuidados pós operatórios são essenciais para o sucesso de uma cirurgia plástica.

Já falei aqui no blog sobre minha experiência com cirurgia plástica. Já fiz redução de mama com lipoaspiração de barriga e costas aos 34 anos e aos 40 fiz abmonoplastica junto com lipoescultura e sutura dos músculos retos abdominais, decorrente de uma diastase.

Todas as duas cirurgias foram sucesso absoluto. Tenho certeza que, além da destreza do meu cirurgião plástico, os cuidados pré e pós operatórios foram determinantes para o sucesso. A cirurgia plástica, seja ela invasiva ou mais superficial é uma cirurgia como qualquer outra. Envolve riscos e debilidade física que requerem cuidados. No meu caso, sempre perco muito sangue, com ele sais minerais. Na primeira semana de pós operatório fico péssima. Portanto, seguir as orientações do médico à risca e tomar os devidos cuidados são importantes para que o resultado da plástica seja o almejado.

Cuidados pós operatórios de cirurgia plástica

Por isso, trouxe essa pauta para vocês hoje, com um bônus no final.

“O cirurgião plástico, Raiff Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alerta que para obter os efeitos desejados é preciso garantir uma boa cicatrização da pele e escapar do risco de ter algum efeito prejudicial à vida do indivíduo. Por isso, deve-se seguir as orientações pós-cirúrgicas à risca e manter o acompanhamento médico, inclusive de outras áreas além da plástica. “A equipe médica como um todo será essencial neste momento para que o paciente possa ter todos os resultados esperados e sem complicações”.

Principais orientações

O especialista destaca que para cada tipo de cirurgia são indicadas orientações específicas dependendo do caso. Porém, algumas são gerais. Confira as principais:

1)   Refeições leves e saudáveis – Principalmente na primeira semana após a cirurgia, é recomendado ingerir alimentos leves e ricos em vitaminas. Alimentos gordurosos e pesados podem causar mal-estar nessa fase.

2)   Beba muita água – Manter-se bem hidratado também é essencial para obter os efeitos desejados e evitar danos à saúde.

3)   Troque o curativo – Para que a cicatrização seja feita adequadamente e evitar infecções, os curativos devem bem preparados e trocados regularmente. Lembrando que essa troca de curativos nos primeiros dias se faz no consultório do médico. Até mesmo para que ele possa acompanhar o resultado do procedimento.

4)   Siga o repouso recomendado pelo médico – Você pode estar se sentindo bem e apta para voltar à sua rotina. Mas, seu corpo precisa de uma tempo para recuperação. Para que os pontos não se abram deve-se evitar fazer muito esforço enquanto a cicatrização estiver incompleta.

5)   Evite tomar sol – A exposição ao sol pode comprometer a cicatrização.

6)   Mantenha o acompanhamento médico – Continuar se consultando e seguir todas as orientações médicas é fundamental para obter sucesso no resultado da cirurgia.

Fonte: Raiff Araújo, médico cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).”

Pauta enviada por Letra Comunicação e Marketing.

Bônus: Drenagem como um dos cuidados pós operatórios.

Hoje já há um entendimento médico da importância do pré e pós operatória com drenagem linfática para o sucesso de uma cirurgia plástica. Após o procedimento, cada organismo reage de forma diferente. Mas, é muito comum o desenvolvimento de edemas (inchaço). O edema pode prejudicar não só a cicatrização como também o resultado da cirurgia. No caso da lipo, por exemplo, a superfície aspirada pode apresentar uma forma irregular de superfície. Portanto, converse com seu médico a respeito. Busque orientação e indicação do profissional capacitado para drenagem pré e pós operatória.

Fotos: reprodução.