O linho, tecido mais antigo da humanidade retorna triunfal no mercado de moda no próximo verão.

Além de ser o tecido mais antigo usado pelo homem, o linho é considerado ecologicamente correto, pois seu cultivo não prejudica o solo. O tecido tem alta durabilidade, absorve bem o calor, o que faz dele um tecido muito agradável.

Linho pode ser misturado com outras fibras para composição de tecidos

Apesar de sua estrutura mais rígida, o linho pode ser misturado a outras fibras sejam naturais como o  algodão e a seda, sejam artificiais como a viscose, alterando seu caimento. Ainda existem as fibras sintéticas como o poliester. Que pode receber qualquer aparência. Esse tipo de “tecido” não apresenta nenhuma característica do linho, apenas sua aspecto. Portanto, é importante você verificar na etiqueta a composição do material de sua peça. Pois, o linho é um tecido caro, você pode correr o risco de levar gato por lebre.

Surgimento do linho

A data exata das primeiras peças de linho fiadas à mão, ainda não foi definida com exatidão. Mas, há evidências deste tecido já sendo feito na Mesopotâmia e na Turquia, por volta de 7000-8000 aC. Ao longo da história os egípcios giraram fortuna comercializando versões deste tecido: velas de barco de alta resistência, diferentes qualidades de bandagens para mumificação, linho índigo rústico, linho púrpura, linho alvejado para os sacerdotes...” (fonte)

O linho sempre foi considerado um tecido nobre e fez parte da história da humanidade. Além de ser encontrado em múmias, o linho tem uma forte ligação com a espiritualidade. Sendo, inclusive citado como usado nos trajes dos sacerdotes antigos e como trajes de Jesus Cristo. Inclusive, após sua morte, no qual seu corpo foi envolto. (fonte)

Linho trend alert verão 19

O linho pode se apresentar de várias formas na moda que vão do linho mais rústico, conhecido como linhão até o linho mais delicado como a cambraia de linho. No próximo verão 19 o linho volta com força total. Pois, é perfeito para climas quentes e úmidas como o tropicalismo brasileiro. Além disso, o tecido é muito versátil, vai do ambiente de trabalho à praia, com muita elegância.

Fotos: reprodução