O inverno 2019 vai ser um verdadeiro mix de tudo que a moda viveu até hoje. É o que mostram as principais tendências apresentadas no SPFW 46.

A semana de moda paulistana acabou ontem, mas por aqui ainda temos muito a ver. O post de hoje faz uma leitura rápida das principais tendências para o próximo inverno. O mix de décadas foi uma constante em muitos dos desfiles.

Essa 46ª edição do SPFW marca o início de uma nova fase. Como todo nascimento também é morte, as marcas mais tradicionais como Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, entre outros fizeram uma releitura de suas próprias histórias nas últimas décadas, como um fechamento de ciclo. Em contrapartida, novos estilistas do Projeto Estufa trouxeram sangue novo ao evento.

Inverno 2019 e suas palavras chave

Como gosto de fazer no meu resumo de tendências do SPFW, trago algumas palavras chave que podem definir o evento de forma generalizada. Dessa vez não é diferente e as palavras são algumas das mais ditas nos últimos tempos. Porém, a força da palavra nessa edição SPFW 46 vem mais intensa. São elas:

Diversidade

A moda é super democrática e inclusiva, portanto a palavra diversidade nesse mercado não é novidade. Mas, não havia sido usada ainda de forma tão intensa. A diversidade foi trabalhada de todas as formas. Dos formatos de corpos, a culturas, orientação sexual, raça, estilo, faixa etária… em todos os detalhes a diversidade estava presente. Vale um destaque aqui para a Apartamento 03 que apresentou sua coleção com um casting apenas de modelos negras. (Como não se apaixonar por Luiz Cláudio?)

Genderless

O termo que significa agênero, ou moda sem gênero (no passado chamada de unissex) chegou no seu ponto máximo. Se antes as mulheres assaltavam o guarda-roupa dos maridos e parceiros é o momento de se fazer o movimento contrário. Cortes, modelos e cores até então exclusivos para mulheres cobrem corpos masculinos de forma inusitada.

Conforto

As roupas soltas e longe do corpo estarão em alta novamente. Em tecidos com muito movimento ou em tecidos mais encorpados, os tamanhos maxi vem sem moderação.

Alfaiataria

Mais uma vez a alfaiataria aparece como tendência forte. Mais do que uma macro tendência, a alfaiataria é um clássico da moda, seja masculina ou feminina.

Mixagem

O mix de décadas, de cores, de texturas, de estampas… Ou sejam a mixagem de vários elementos para criar algo novo e exclusivo.

Ainda temos outras palavras significativas: fluidez, transparência, sobreposição, mistura de tecidos, tons terrosos, cores, conjuntos.

Beira
SPFW N46
out/2018
foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Piet
SPFW N46
out/2018
foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

Fotos: Agência Fotosite.