• Power dressing!

A pera e queijo são uma combinação perfeita na gastronomia. A doçura da fruta e a acidez do queijo são o tema da coluna para se inspirar pré feriado.

Como sempre recebo muitas pautas todos os dias. Algumas não passam de propagandas que, obviamente, eu descarto. Mas, outras são tão interessantes e relevantes que transcrevo para vocês.

É o caso de receita que leva pera e queijo.

Eu já havia colocado aqui para vocês a receita de peras ao vinho, sobremesa chic e sensual e fácil de fazer que amooo. Portanto, essa que nada mais é que uma receita mais elaborada de complexidade média, me chamou a atenção. Confiram:

Pera e queijo ao vinho

“Na França, em um jantar formal, após o prato principal é servido o queijo e, depois do queijo, a sobremesa. Por isso, os franceses têm a seguinte expressão: “entre la poire et le fromage” (entre a pera e o queijo). É exatamente a receita de sobremesa deliciosa, indicada pela Wine to You (W2U). A expressão data do século XVII – que significava “ao final da refeição”, pois era um momento mais descontraído – e deu origem ao significado atual que é “entre duas situações”.

Para harmonizar, a sugestão da W2U é de um vinho francês, do Sudoeste, muito perfumado e frutado, para realçar o contraste entre o gosto entre o doce da pera e o salgado do queijo. O sommelier da Wine to You indica o vinho francês Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016.

(Preparo: 30 minutos – Cozimento: 30 minutos – serve 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 4 peras
  • 150 g de queijo roquefort
  • 150 g de queijo tipo Filadélfia
  • 50 g de uvas passas
  • 80 g de nozes picadas
  • 4 fatias de pão de mel
  • 300 ml de porto vermelho
  • 500 ml de vinho tinto seco
  • 50 g de açúcar
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Despeje o porto e o vinho em uma panela. Descasque as peras deixando-as inteiras e mantendo a cauda. Aqueça o porto e o vinho em ponto de fervura leve, mergulhe as peras, adicione as uvas passas e cozinhe por 20 minutos em fogo brando. Após este tempo, deixe as peras e uvas passas esfriarem no líquido.

Enquanto isso, refogue as nozes picadas em uma frigideira. Deixe esfriar. Grelhe as fatias de pão de mel e corte num formato de disco cada fatia.

Em uma tigela, com um garfo misture o Roquefort com Filadélfia, as passas escorridas e a pimenta do reino, adicione as nozes e continue misturando para obter um recheio homogêneo.

Retire as peras do vinho. Leve à fervura o vinho para fazer uma “redução” acrescentando o açúcar até obter um ponto de calda (Fio Fino). Corte as peras a 1/3 da sua altura. Com a ajuda de uma colher pequena, esvazie-os sem perfurá-los, para eliminar o coração e as sementes.

Preencha as cavidades com o recheio de queijo, coloque os chapéus das peras em cima. Para dispor no prato de serviço, coloque um disco de pão de mel, a pera e despeje o caldo por cima. Arrume as peras recheadas com as fatias de pão de mel, polvilhe com o suco reduzido. Sirva à temperatura ambiente.

Harmonização do vinho:

Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. É o que os franceses chamam de “vin de copains” (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.

Sobre a Wine To You

A W2U nasceu em 2014, apresentando um serviço de compra de bons vinhos, com informações sobre sua origem, tipo de uva, notas de degustação e harmonização. Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. A empresa também visa apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro, para tanto, possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.”

Pauta enviada pela Agência Joinus.

Fotos: reprodução.

P.s. separei algumas inspirações em vinho para vocês entrarem no clima.