• Cabelo Molhado, sim.

Uma contratura muscular nas costas me deixou de repouso no último fim de semana.

Já tive alguns episódios de torcicolos, mas nunca tinha experimentado uma contratura muscular nas costas. O incidente foi tão desagradável. Além de dores musculares fortes nas costas, impossibilidade de alguns movimentos, senti muita pressão no peito, falta de ar e até enjoos.

Na minha última sessão de fotos, fiz um movimento contraindo meus músculos das costas e eles não voltaram ao estado de relaxamento. No momento, apenas senti uma pontada nas costas, mas não dei a devida importância. No domingo começaram as dores. Também não dei importância. Comecei a usar um relaxante muscular. Assim foi durante toda a semana. Até que na sexta, desesperada de dor e sentindo muita pressão no peito e enjoos, resolvi ir ao médico. Ele me receitou remédios fortes para dores, compressa quente e massagens com profissional. O episódio foi tão desagradável que resolvi pesquisar sobre o assunto e compartilhar com vocês.

Causas da contratura muscular

A contratura muscular pode ser causada por um esforço imediato, dormir de mau jeito ou por um momento de estresse e tensão, fraqueza muscular (falta de exercícios físicos). A contratura é causada pela contração incorreta do músculo ou algumas fibras deste, que não retorna para seu estado de relaxamento. Como os músculos trabalham em conjunto, o equilíbrio muscular fica comprometido. Isso pode acarretar dores e outros sintomas, inclusive limitação de movimentos.

Existe também um grande fator emocional relacionado às contraturas. Dependendo da zona atingida, o significado pode ser interpretado assim: músculos romboides – raiva; dorsais – medo; lombares – frustrações; cervicais – muita responsabilidade; trapézios – incapacidade e frustração. (fonte)

A contratura muscular pode acontecer em qualquer grupo de músculos. O mais comum é na região cervical, dorsal (a minha), lombar e pernas (costas, pescoço, ombros, coxa e panturilha).

Sintomas da contratura muscular

Os sintomas variam de acordo com a região afetada e a severidade da contratura.

  • Dor ou sensação dolorida no local sofrido pela contratura muscular
  • Dificuldade em esticar o músculo
  • Dificuldade em movimentar a articulação próxima do músculo afetado
  • Presença de uma parte do músculo mais dolorida e dura, semelhante a uma bolinha ou caroço. (fonte)
  • No meu caso, como já citei, senti pressão no peito e enjoos.

Tratamento para contratura muscular

É fácil perceber a contratura muscular. Portanto, assim que notar seu problema, procure um médico para que ele passe os remédios adequados. Além disso, compressas e banho quentes na região afetada, massagens feitas por profissional habilidade e repouso fazem parte do tratamento.

Como evitar contraturas musculares

Sei muito bem qual o motivo da minha contratura. Além do estresse causado pela insegurança econômica atual, estou sem fazer exercícios físicos. Vou prestar mais atenção ao meu corpo a partir de agora.

É possível evitar outro incidente da seguinte forma:

  • Fortalecimento da musculatura com a prática constante de exercícios físicos. A  musculação e a hidroginástica são perfeitas para isso. Lembre-se de ter o acompanhamento de profissional.
  • Usar travesseiro adequado à posição de dormir. O ideal é de lado e o travesseiro deve ter a altura de seu ombro. Usar um travesseiro entre as pernas para alinhar as costas. Ele deve ser baixo de forma que a perna fique alinhada ao quadril.

Ainda:

  • Cuidar da postura ao usar celular, andar ou sentar, procurando manter sempre as costas e o tronco eretos;
  • Evitar movimentos bruscos e/ou esforço físico exagerado;
  • Amenizar o estresse e as preocupações, relaxando sempre que possível;
  • Não cruzar as pernas ao ficar sentado durante longos períodos;
  • Parar para fazer alongamento no mínimo 2 vezes durante o expediente, se trabalhar em um escritório e sentado. O exercício deve ser feito de preferência pela manhã e à tarde. (fonte)

Fotos: Reprodução.