As tendências mais fortes mostradas durante a SPFW N45 edição verão 19 você verá a seguir.

Já vou avisando que serão tendências bem impactantes, nem sempre muito democráticas. Os estilistas dessa semana de moda de São Paulo não pouparam tecido. Muito volume adquirido com sobreposições múltiplas e shapes folgados e grandes.

Por outro lado, haverá uma alfaiataria bem imponente, apesar de totalmente renovada. O power dressing, estilo nascido nos anos 80 em meio profissional para impor eficiência e competência à imagem, segue “apoiando” o movimento de empoderamento feminino. O drama faz parte desse tema e também será uma tendência para o próximo verão. O movimento aparece nos tecidos leves e de bom caimento, apaziguando toda essa força e o calor na imagem.

Vejam quais serão as tendências mais fortes para o verão 19:

  • Oversized – o tamanho grande ou maxi das peças será uma constante nas coleções de verão 19. Até parece que não estamos em crise. Pois, não pouparam tecidos.

  • Sobreposição – as sobreposições, inspiração que vem da moda de rua, estão cada vez mais fortes no cenário fashion. Sou adepta, pois é uma trend bem versátil para nosso clima tropical que oscila entre calor, frio, vento e chuva. Mas, sobreposição em excesso agrega volume e as sobreposições do verão serão do tipo over.

  • Alfaiataria – o corte alfaiataria é um clássico da moda. Não tem como não amar essas peças do guarda-roupa masculino com corte reto e impecável. No próximo verão ela continua em alta, porém cada vez mais jovem e despojada. Com cortes, detalhes ou elementos que a deixam bem moderna, algumas vezes até divertida. Ficando com mais cara de rua que de escritório.

  • Power dressing – o movimento vai ganhando força e adeptas. Explorando os tons sóbrios junto a alfaiataria e peças mais próximas ao corpo, ele traz muita força à imagem da mulher contemporânea.

  • Drama – a dramaticidade é algo que amo. Ela estará mais intensa no verão 19. Seja no contraste de cores, seja nas maxi estampas, seja no tamanho das peças… seja tudo isso misturado em um único look. Não é para os fracos.

  • Movimento – para amenizar tanta força, as peças para o próximo verão virão em tecidos leves como seda, viscose ou tecidos tecnológicos com bom caimento. Elementos como franjas, babados, amarrações também trarão o movimento necessário para imprimir sensualidade e leveza à silhueta.

Claro que outras tendências foram mostradas, mas quis trazer para vocês as 5 mais fortes que, praticamente apareceram em todos os desfiles.

Fotos: Agência Fotosite para FFW.