• Power dressing!

Os cuidados com a barba durante o inverno devem ser redobrados, pois o clima seco deixa a pele mais sensível e mais ressecada.

Faz tempo que não escrevo na coluna de Moda Masculina. Tenho um xodó especial por essa coluna. Principalmente depois que descobri que tenho um bom público para ela. Hoje vamos falar de um tema que é bem procurado ultimamente: a barba.

Venham comigo.

Os adeptos do uso de barba vem crescendo nos últimos anos. As barbearias voltaram ao cenário de beleza e se tornaram até ponto de encontro. A busca pela barba perfeita é constante entre seus usuários.

Assim como a pele e os cabelos, a barba precisa de cuidados especiais no inverno.

Com a chegada das baixas temperaturas e maior umidade no ar, os fios tendem a ficar mais propensos a queda e ao ressecamento. Thaís Antunes, barbeira e empreendedora explica que isso acontece por que o sistema imunológico fica mais sensível e existe a necessidade de aumentar a hidratação interna e externa nesta época. Thais dá algumas dicas de cuidados com a barba no inverno para que ela se mantenha bonita:

Manter a barba limpa

Limpar a barba só com água não adianta. A barba acumula impurezas durante o dia, e para manter a higiene e hidratação é necessário utilizar xampus específicos, prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.

Hoje existem produtos próprios para cuidados com a barba que são vendidos nas barbearias ou casas de beleza.

Intensificar a umectação com óleo de barba com minoxidil

Manter a barba cheia, desenhada e hidratada é um desafio para muitos homens. Para acabar com as falhas em regiões especificas e por fim aos pelos ralos, Thais indica o uso de óleos que possuem minoxidil. “O minoxidil já é conhecido para o tratamento da perda de cabelo, mas também tem ação eficaz para as barbas, estimulando o crescimento uniforme e saudável dos fios, sendo um medicamento que possui função vasodilatadora. É recomendado utilizá-lo em óleos pós-banho”, orienta a barbeira.

Hidratar-se com bastante água

Beber muita água ajuda a manter o corpo e a pele hidratados. “Nesta estação é comum a pele ficar ressecada, por isso além de manter os cuidados com cremes e óleos para conter a descamação, é fundamental beber bastante água”, aconselha Thais.

Exercícios e boa alimentação

Para que a barba cresça com saúde, é necessário manter uma alimentação rica em vegetais verdes, legumes e proteínas. “Se alimentar de forma saudável, introduzindo as proteínas encontradas na carne, nos ovos e no peixe ajuda no crescimento dos pelos”.

Paciência ao lidar com a coceira

A coceira na região da barba é algo comum. De acordo com Thais, existem diversos motivos que podem causar coceira nessa área, desde o processo do crescimento, ao corte que foi realizado, até falta de hidratação e o acúmulo de sujeira. “Para prevenir essas coceiras, é necessário utilizar hidratantes e óleos para barba, além de penteá-las”, aconselha.

Pentear e aparar também são ações de cuidados com a barba constantemente. O crescimento desornado dos fios compromete o visual e pode trazer outros inconvenientes.

Thaís Antunes, barbeira e empreendedora, iniciou sua carreira na barbearia em 2013, e ao longo destes anos, se aprimorou na área masculina. Montou sua própria barbearia e vem conquistando uma clientela fidelizada. Recentemente recebeu os prêmios de Revelação Barbearia e Beauty Business. A especialista também ministra cursos, por meio daThaís Antunes Academy.

Pauta enviada por Digital Trix Assessoria.