• Power dressing!

Apartamento 03 apresentou um desfile emocionante com inspiração nas memórias do estilista Luiz Cláudio.

Mais uma vez Luiz Cláudio me recebeu para assistir ao seu desfile na SPFW N45. Deixo aqui, antes da resenha, meu agradecimento pela consideração e respeito pelo meu trabalho. Sigo a Apartamento 03 desde seu primeiro desfile quando o Minas Trend era no Alphaville, região de BH. Acompanho desde então a trajetória do estilista e seu crescimento. Sempre atento ao bom acabamento, corte perfeito e tecidos de qualidade, Luiz Cláudio cresce no mercado da moda, mas não esquece suas raízes. Pessoa iluminada.

“O Baile de Memórias” foi o nome da Apresentação da Apartamento 03 na SPFW N45.

O estilista recorreu às suas lembranças de família onde aprendeu o ofício de fazer. Uma típica família mineira, de matriarcas fortes e homens que também sabiam coser. Com tradição no ofício da moda, seja na costura de roupas ou de sapatos.

Luiz Cláudio preza pelo acabamento perfeito e corte impecável. Sempre mostrou um amor pela costura em si. Isso fica claro nessa coleção que traz, não só um corte de alfaiataria milimétrico, a costura em evidência. Linhas soltas, bordados e botões são fios condutores e pontos específicos de memórias que provocam emoções diversas no expectador.

O shape das peças é solto, levemente oversized, mas define e valoriza a silhueta feminina. Um verdadeiro power dressing que evidencia a força da mulher. As peças são versáteis e lembram outras como o casaco que lembra uma jaqueta e o colete que lembra um trench coat.

As cores são sóbrias e escuras com pontos de brilho, lembrando luzes do baile. A transparência  e o movimento das peças trazem leveza e sensualidade à mulher Apartamento 03. A estampa da coleção é a Rosa. Nome da tia avó de Luiz Cláudio, pessoa mais bem vestida de sua memória familiar.

Os tecidos variam do jacquard francês, cetim duchese, organza. O xadrez ora lembra costura reta, ora patchwork como uma colcha de retralhos.

A passarela foi coberta por tapetes Punto e Filo lembrando uma grande colcha de retalhos por onde passaram as memórias…

Sempre me emociono com os desfiles da Apartamento 03. Eles me fazem lembrar dos tempos que minha mãe costurava e eu a ajudava no acabamento artesanal de suas peças. Ver linhas e plumas dançando sobre as roupas me trouxe um saudosismo de tempos difíceis que foram amenizados com a beleza do corte e costura, revistas de moda, linhas e retalhos. A moda em outros tempos foi fonte de alimento para meu corpo, hoje ela é fonte de alimento para minha alma.

Ficha técnica:

Diretor criativo: Luiz Cláudio Silva

Stylist: Pedro Salles

Trilha: Max Blum

Beleza: Rodrigo Costa

Direção: Bill Macyntire

Apoio Cenografia: Punto e Filo

Fotos: Agência Fotosite para FFW.