• Nails trend.

Olá Queridas e Queridos!

Procrastinar é, basicamente, o hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje!

Na verdade é o hábito / comportamento de sempre deixar ações importantes para seu dia a dia ou para o bom funcionamento de sua vida profissional u pessoal para depois. No bom português brasileiro, aquela boa enrolada.

procrastinar_um_habito_que_pode_ser_evitado3

Para nos ajudar a acabar com o hábito de procrastinar, hoje eu trouxe uma pauta ótima da minha master coach Tuka Moreira, formada em neurociência, especialista comportamental e hipnóloga. Tuka explica que o comportamento de “deixar para depois” só aparece no dever, não para aquilo que gostamos ou sentimos prazer.

“Muitas pessoas já fizeram promessas de algo que gostariam de fazer, mas que acabaram deixando depois. Esse ato conhecido como procrastinação é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Tuka Moreira, especialista em Hipnose, explica que essa atitude de deixar para depois, geralmente, se torna um habito ruim. “Esse comportamento só aparece no nosso “dever”, não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer”.

A especialista afirma que o ato de procrastinar se torna cada vez mais frequente e que isso acontece por vários motivos, como a falta de autoconhecimento, por exemplo. “A pessoa não sabe exatamente o que ela ganhará fazendo determinada coisa, aí inconscientemente sua mente diz que aquilo não é tão importante assim”, afirma Tuka.

procrastinar_um_habito_que_pode_ser_evitado

Como evitar o hábito de procrastinar

Mas, ela garante que a procrastinação pode trazer um prejuízo psicológico para o indivíduo, já que causar estresse e estado depressivo. Pensando nisso, Tuka listou algumas dicas de como ser mais eficaz na ação, evitando assim a procrastinação:

  • Conhecer sua personalidade: analisar seu modo de agir e ser determinado. É preciso saber em quais momentos você realiza suas atividades com prazer. Com isso, ao conhecer seu próprio ritmo, você consegue aproveitar qual período é melhor para você trabalhar, estudar e descansar.
  • Enumere suas tarefas: priorize quais são as mais importantes e urgentes, pois se deixar apenas em plano mental, certamente você esquecerá.
  • Faça imediatamente: outro erro comum é ficar planejando, criando mil listas para fazer, ou permanecer na argumentação e contra argumentação. Não planeje, faça.
  • Técnica da visualização; onde a pessoa faz o exercício de se ver obtendo o beneficio caso consiga efetuar aquela ação. Exemplo: já se vê tirando uma nota 10 na prova ou tendo aquele gosto de um sentimento profundo por ter entregado um bom trabalho e estar sendo reconhecido por isso.

Porém, a Coach acrescenta que algumas pessoas também conseguem se motivar pelo que pode acontecer se houver a paralisia da ação, como ficar de recuperação, ou perder o ano, perder o negocio ou o emprego.”

procrastinar_um_habito_que_pode_ser_evitado2

Se você tem o hábito de procrastinar, faça os exercícios acima e mude logo seu comportamento. Você verá como sua vida vai dar ter um outro dinamismo e vai fluir mais facilmente.

Eu estou fazendo o processo de coach com a Tuka Moreira e estou amando toda essa ajuda para meu auto conhecimento.

Se você quiser saber mais sobre ela e as Irmãs Coach, acesse aqui.