Olá Queridas e Queridos!

O microagulhamento é um dos tratamentos estéticos mais comentados ultimamente!

O microagulhamento ou indução percutânea de colágeno é um procedimento que visa ativar as células regeneradoras da pele através de pequenos traumas causados por micro-agulhas do aparelho chamado dermaroller. O tratamento é utilizado para rejuvenescimento e outros tratamentos faciais como melasma, estrias e cicatrizes de acne.

microagulhamento_uso_do_dermaroller_na_medicina_estética_por_alessandra_faria

Eu estou fazendo o tratamento com demaroller na Bela Clínica Médica com o dr. Ralf Jurgen Spies. O resultado é incrível. Passado o período de vermelhidão, a pele renasce maravilhosa. Minhas linhas finas de expressão quase desapareceram e meus poros estão bem fechados. A minha acne tardia melhorou consideravelmente e se encontra sob controle. O último tratamento que estamos terminando é o melasma que está um pouco resistente.

Eu fiz uma entrevista com o Dr. Ralf para esclarecer tudinho para vocês sobre a técnica de microagulhamento. Confiram.

– Quais problemas de pele podem ser tratados com o microagulhamento?

Ele pode ser usado para o rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes de acne e outras, fechamento de poros, flacidez de pele, tratamento de manchas como o melasma, estrias e tratamento capilar. Cada indicação utiliza uma adaptação específica da técnica e aparelhos. O tamanho da agulha também é fundamental para um bom resultado. Ele varia desde nanômetros até 3mm.

microagulhamento_uso_do_dermaroller_na_medicina_estética_por_alessandra_faria2

– O tipo de problema interfere na escolha do tamanho da agulha?

Cada problema ou alteração da pele tem uma agulha indicada que vai variar com a camada da pele e estrutura a ser atingida, que pode mudar mesmo com o mesmo diagnóstico. Como exemplo: o melasma pode estar localizado na epiderme(superficial), derme(mais profunda) ou posso direcionar o tratamento para a camada basal que fica entre os dois. Para alguns tipos de melasma é necessária até uma intervenção mais profunda quando existem fatores vasculares predominantes. Outros problemas também podem ter variações no tratamento.

– Em quantas aplicações já se podem notar os resultados?

Varia com a indicação, mas no geral a partir da 3a sessão, quando o tratamento é feito em intervalos corretos, já é possível se observar uma grande melhora do problema. O tratamento por de ser feito no espaço entre 15 a 30 dias, em alguns casos pode ser semanal ou até bimestral. O microagulhamento pode ser utilizado sozinho, mas os resultados são maximizados quando utilizadas medicações específicas para cada caso.

– O microagulhamento pode ser realizado em casa?

Por ser considerado um procedimento invasivo(que ultrapassa a epiderme), a legislação brasileira proíbe a realização destes procedimentos por não médicos. Apesar disto, alguns profissionais de outras áreas, vêm utilizando o aparelho, por autorização isolada dos conselhos de classe e liminares, até manifestação da justiça em contrário.

No Brasil a Anvisa não recomenda a venda ou uso dos rolos para uso profissional não médico. Alguns países autorizam o uso de agulhas que não atravessem a barreira da epiderme para uso doméstico ou não médico, mas os próprios fabricantes alertam que o aparelho não deve ser usado desta forma, para evitar possíveis complicações.

– Quais efeitos colaterais podem trazer o uso da técnica se usada de forma incorreta?

Quando bem realizada por profissional médico treinado, a chance de complicações é muito pequena e é considerada uma técnica extremamente segura. O maior risco está no desconhecimento da fisiologia do organismo, capacidade de identificar e diagnosticar alterações específicas da pele, doenças que interfiram no tratamento, desconhecimento de técnicas cirúrgicas de assepsia, e uso de aparelhos de baixa qualidade.

Aparecimento de vermelhidão, inchaço ou sensibilidade, que geralmente desaparecem em poucos dias, não são considerados efeitos colaterais ou complicação, mas parte do tratamento.

Como complicações mais comuns, podem aparecer lesões de herpes em quem já manifestou a doença, vermelhidão persistente e infecções. Quando realizada de forma errada, todas as possíveis complicações aparecem com muito maior freqüência, intensidade, e gravidade, incluindo formação de cicatrizes, manchas, necroses, infecções da pele, septicemia, choque, etc.

– Podem-se usar cosméticos logo após a execução da técnica como filtro solar, cremes de tratamento e/ou maquiagem?

No geral deve-se evitar o uso de cremes, maquiagens, sabonetes inadequados para o pós procedimento, por pelo menos 48 horas, a não ser que recomendadas especificamente pelo médico. Após o procedimento a pele se encontra “aberta” para a penetração de agentes que de outra forma não atravessariam a pele, por isso, reações a cremes e cosméticos podem acontecer, mesmo que já os utilize a muito tempo.

microagulhamento_uso_do_dermaroller_na_medicina_estética_por_alessandra_faria3

– O procedimento é doloroso?

A dor é uma sensação individual que varia enormemente de pessoa para pessoa e até mesmo de dia para dia, dependendo de fatores orgânicos e emocionais. Geralmente tolera-se bem o procedimento, apesar de não ser considerado indolor, mas, pomadas anestésicas modernas de uso médico restrito podem diminuir consideravelmente, ou até totalmente a dor do procedimento. Estas pomadas são seguras se observados as técnicas corretas de aplicação e a ausência de contra indicações.

– Quais as contraindicações do uso do dermaroller?

Doenças cardíacas descompensadas, diabetes descontrolado, infecções de pele, insuficiências de cicatrização por fatores específicos, doenças do colágeno e gravidez. Além de contraindicações específicas das medicações utilizadas.

Fotos: reprodução.

As imagens utilizadas nesse post são meramente ilustrativas. São imagens salvas através de pesquisa no Google. Caso você encontre uma imagem de sua autoria entre em contato para retirada da mesma ou para indicação dos devidos créditos.