• Confira!

Olá Queridas e Queridos!

A alopecia pos parto e alopecia pos cirurgia bariátrica são comuns na maioria das pessoas que passam por estas ocorrências.

alopecia_pos_parto_alopecia_pos_bariatrica

A alopecia pos cirurgias é muito comum. No caso da recuperação pos parto ela pode ocorrer em aproximadamente 50% das novas mamães e no caso da pos bariátrica ocorre em 70% dos pacientes. Apesar da grande diferença entre parto e cirurgia bariátrica, e algumas diferenças de causa, as duas tem algo em comum: insuficiência de alguns nutrientes.

A alopecia pos parto ocorre principalmente devido às grandes alterações hormonais pelas quais passam o organismo da mulher durante a gravidez, o parto e logo após o mesmo. Existem também as alterações anatômicas e fisiológicas. O útero tem seu tamanho aumentado e volta ao normal. Todos os órgãos saem do lugar e vão se reorganizando após o parto. Além disso, a mãe passar pela recuperação do parto que, independente da modalidade, sempre causa perda significativa de sangue, sais minerais e nutrientes. A alopecia pos parto pode acontecer a partir do terceiro ou quarto mês e durar até um ano. Porém, cada caso é um caso. Eu tive queda de cabelo até dois anos após o nascimento da minha caçula.

alopecia_pos_parto_alopecia_pos_bariatrica2

A alopecia pos bariátrica é uma complicação muito comum da cirurgia. De acordo com a médica tricologista, especialista em cabelos, Cristiane Câmara Alves, isso acontece porque as alterações anatômicas e fisiológicas geradas pela cirurgia prejudicam as vias de absorção e/ou ingestão alimentar, provocando a má absorção de nutrientes que são importantes para a nutrição do fio.

‘’A principal forma de diminuir a queda de cabelos após a cirurgia bariátrica é consumir alimentos ricos em proteínas como leite, carnes, clara de ovo, queijos brancos, cereais integrais, castanhas, feijão, grão de bico, ervilhas e bastante água. Além de alimentos repletos de zinco como carnes de vaca, amendoim e legumes. Tudo de acordo com a fase de dieta que o paciente esteja’’, explica Cristiane.

alopecia_pos_parto_alopecia_pos_bariatrica3

Nem todos os pacientes que fazem a cirurgia tem queda de cabelos após o procedimento, mas uma boa porcentagem, em torno de 70% deles, acabam desenvolvendo este quadro. Este fato ocorre geralmente entre o terceiro e quarto mês após a redução de estômago e se estende até o oitavo e, é motivado pela rápida perda de peso que faz com que o organismo economize na produção de proteínas, zinco e nutrientes fundamentais para a manutenção dos cabelos.

O estresse pelo qual passa uma mulher pós parto ou um paciente pós bariátrica também pode ser um fator desencadeador. Algumas mulheres podem apresentar depressão pós parto, que pode potencializar o problema. “Uma pessoa com um quadro de má nutrição apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e minerais, componentes que são fundamentais no crescimento, estrutura e coloração dos cabelos. Nos pacientes bariátricos, sem um adequado acompanhamento multidisciplinar, isso pode acontecer com mais frequência’’, conta a médica tricologista.

Em ambas situações é necessário um bom acompanhamento médico. Esse irá indicar quais profissionais multidisciplinares são mais indicados para cada caso como nutricionista, psicólogo, entre outros.

Parte da pauta enviada por Arrojada Comunicação e Marketing

Sobre Cristiane Câmara Alves (CRM 50504): médica graduada pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), concluiu também o curso de Transplante Capilar no Instituto Bauman Medical Group, P.A, nos Estados Unidos. Atualmente, Dra. Cristiane atende seus pacientes na Clínica Pampulha (CRM 0009113 – MG), onde exerce ainda o cargo de diretora clínica, ao lado do responsável técnico pela instituição, Dr. Júlio César Alves (CRM 13337 | RQE 40860).

Fotos: reprodução.