Olá Queridas e Queridos!

A punk culture dos anos 70/80 recebe uma releitura mais urbana e volta ao cenário de moda como a urban punk!’

Quem está na meia vida (como eu. hehehe) tem muitas lembranças da cultura punk dos anos 70/80.  O movimento punk rock surgiu na Inglaterra, na década de 70, no pós guerra e logo após a onda hippie. Como uma forma de manifestação artística que influenciou e revolucionou a música e a moda, indo de forma mais dramática, sombria e agressiva contra o militarismo e o movimento de paz e amor. Eram jovens que se manifestavam contra o sistema de forma crítica e revolucionária que tinha como base a revolta, a provocação, a ironia e o deboche. Um dos ícones da época que expressavam bem o movimento era David Bowie vestido e maquiado de forma muito diferente para a época. Logo após, vieram outros artistas e bandas como Siouxsie Sioux, T. Rex, Ramones e Sex Pistols, cujos desenhos punk eram feitos por Vivienne Westwood, estilista muito conceituada hoje.

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria13

A punk culture logo se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil. Em cada lugar o movimento ganhou forma peculiar. Por aqui, o movimento já nasceu como uma crítica ao regime militar brasileiro, implantado pelo golpe de 64, devido, principalmente à censura e à violenta repressão aplicadas pelo governo. Muitas canções da primeira geração do punk rock brasileiro são considerados, até atualmente, hinos de crítica ao governo. O movimento começou no ABC paulista. Logo chegou à Brasília, onde surgiu a banda Aborto Elétrico que tinha como vocalista, nada mais nada menos que Renato Russo. Se vocês prestarem atenção nas letras de algumas músicas do Legião Urbana, verá nitidamente essa veia punk da banda.

Chega de conversa, vamos ao que interessa, o estilo urban punk trouxe toda essa punk culture de volta ao cenário de moda de uma forma menos agressiva, menos caricata. O maquiador Ricardo dos Anjos usa o urban punk como influência para seu estilo único. 

punk_culture_street_style_2017_ricardo_dos_anjos_por_alessandra_faria

Falo sobre esse tema com categoria, pois fui dessa tribo no anos 80, na minha adolescência. De cabelo raspado na lateral, coturno, jeans rasgados – sim eu usava destroyed muito antes de vocês nascerem – correntes, batom preto e sobretudo, eu expressava toda minha revolta contra o sistema. No caso, era o da minha casa e família mesmo. Nunca fui de ir para as ruas. hehehe

Pois bem, para se entender como montar um estilo punk  pense em: coturnos, correntes, destroyed, preto, tachas e alfinetes. Maquiagem marcante com delineador forte e batom preto. Agora pegue essa informação de forma leve e usável no dia a dia.

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria8

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria3

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria11

punk_culture_street_style_2017_por_alessandra_faria7

velvet_black_dress_look_do_dia_spfw43_street_style_por_alessandra_faria3

Fotos: reprodução.