Olá Queridas e Queridos!

O mantô é uma peça super confortável, versátil e prática para usarmos no nosso inverno tropical.

Hoje eu trouxe algumas inspirações para vocês perceberem como é fácil usar o mantô. Primeiro vamos falar um pouco sobre a peça. O termo mantô tanto serve para designar um corte retangular de tecido como lã ou lãzinha quanto para os maxi casacos que foram sucesso nos anos 70/80.

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria

Para o post de hoje trouxe as duas opções para vocês, mas a ênfase é o mantô de lã retangular que pode arrematar qualquer look, dos mais clássicos e alinhados aos mais esportivos e despojados.

A ideia de se jogar peças retas de tecidos sobre o corpo vem desde a Grécia Antiga e se confunde com a própria história da indumentária.

O poncho e os mantôs que conhecemos hoje são inspirados nos típicos usados em países latinos das Américas, como Chile, Colômbia e México. No inverno de 2014 a Burberry e Prabal Gurung trouxeram a peça ao cenário de moda. Logo esta foi absorvida pelas fashionistas e moda de rua.

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria3

Os mantôs podem ser jogados por cima de qualquer produção. Desde looks sequinhos de jeans e tricô fino, até por cima de casacos e looks de festa. As únicas coisas que devem ser levadas em consideração é o seu volume e caimento. É preciso observar a proporção do volume corporal ao usar a peça para que você não fique muito grande. O caimento do tecido é muito importante. Pois ambos tipos de mantôs podem ser encontrados em lã mais pesada a lãzinha. Eu prefiro os mais leves e de melhor caimento, pois tenho ombros largos e uma peça muito estruturada me agrega bastante volume.

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria6

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria4

Já o maxi casaco chamado mantô teve sua inspiração nos casacos dos oficiais de guerra dos anos 40. São peças oversized que estão super em alta. Uma macrotendência que vem desde o inverno passado. Independente de tendências, um maxi casaco é um clássico da moda e sempre tem o seu lugar em qualquer inverno ou local do mundo.

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria2

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria7

mantô_street_style_inverno_por_alessandra_faria5

Fotos: reprodução.