Alessandra Faria Estilo e Maquiagem

Blog de BH, sobre moda e beleza, maquiagem e life style.

5 motivos para se consumir mais peixe!

peixe_domingo_de_páscoa_benefícios_do_peixe_para_saúde_e_dieta_de_emagrecimento

Olá Queridas e Queridos!

Peixe é um dos principais pratos do almoço de domingo de páscoa.

No próximo di 16 comemora-se o Domingo de Pascoa, data que marca a Ressureição de Jesus Cristo. É um dia muito especial quando os cristãos fazem oração e festejam consumindo peixe e chocolate.

peixe_domingo_de_páscoa_benefícios_do_peixe_para_saúde_e_dieta_de_emagrecimento2

Durante o período que compreende a quaresma e a páscoa o consumo de peixe aumenta entre a comunidade cristã. Mas, por que deixar esse hábito apenas para essa época se o peixe é extremamento benéfico para saúde e importante alimento na busca do emagrecimento?

Hoje, a professora Rosi Feliciano traz alguns motivos para se consumir mais peixe. Confiram comigo.

OS BENEFÍCIOS DO PEIXE

São muitos os beneficios do peixe ele tem um excelente valor energético, fonte de proteínas é rico em ferro e digere muito bem no estomago. Seu alto teor de ácidos graxos poli-insaturados, chamado Ômega 3, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e da renovação de nossas células. Isso quer dizer mais saúde e longevidade.

Alimento bom para emagrecer

dieta do peixe é com boa fonte de energia. Pois, bom saciador de fome, o peixe não é muito calórico se preparado cozido ou assado e porque não cru “sashimi”. Promove disposição física, esse conjunto de benefícios faz do peixe um ótimo alimento para ajudar a emagrecer ou manter peso com saúde. O sucesso vai ser proporcional a combinação diária com alimentos naturais e consumir na quantidade correta.

O VALOR NUTRICIONAL DE PEIXES

PROTEÍNA

O peixe geralmente contém proteína de 15-24%. Eles são do mesmo valor do que a carne biológica. Assim, 100g de peixe fornece o máximo de proteína como 100 gramas de carne ou aves.

LIPÍDIOS

A principal qualidade do peixe é seu baixo teor de gordura. A quantidade de gordura varia amplamente: de 0,5% a 20%. Os peixes magros como o bacalhau, a pescada, arrinca, solha, badejo, linguado, truta contem entre 0,5% e 2% de gordura. Há peixes, como o espadarte, arenque, cavala ou atum fresco, que contêm entre 2% e 10%. Finalmente, enguia, sardinha, salmão e outros peixes gordos contêm mais de 10%. Ao contrário de carnes gordas, peixe gordo é recomendado. Com efeito, o teor de lípidos nestes peixes é composto de ácidos gordos insaturados. Recomenda-se, assim, consumir pelo menos uma vez por semana, um peixe gordo ou óleo de peixe.

MINERAIS

Peixes marinhos fornecem iodo, que promove o bom funcionamento da glândula tireoide.

VITAMINAS

A ingestão de vitaminas é muito variável, assim como para lipídios, o principal fator determinante é a alimentação dos peixes. A carne é oleosa, mais ela vai conter vitaminas A e D, gordura solúvel se o peixe é baixo em vitamina C, quantidades significativas de grupo da vitamina B.

onde_comer_em_pipa_por_alessandra_faria4

CONTRA INDICAÇÃO PARA O CONSUMO DE PEIXE

PEIXE CRU

A maioria dos peixes pode ser infectada por vermes chamados anisakis pode causar náuseas, vômitos ou diarreia se o peixe é consumido cru, como a cavala, atum, salmão, arenque. Certifique a procedência e qualidade do peixe que você compra (especialmente no verão) e de congelá-lo por pelo menos 24 horas antes de preparar e comer.   

MERCÚRIO

O peixe é o principal vetor de mercúrio em nossa comida e sua concentração no corpo não deve ser muito alta. Portanto, comer muito peixe pode prejudicar as crianças com menos de 3 meses e as mulheres grávidas.  Diversificar o consumo de espécies de peixes, especialmente de peixes selvagens (tamboril, pargo, peixe-espada, atum) que têm níveis elevados de mercúrio. Limitar a quantidade consumida: para as crianças, não mais de 60 gramas de peixe por semana e menos de 150g para mulheres grávidas.  Os peixes também são bastante ricos em ureia e amônia. Assim, nós consumimos em quantidades limitadas (máximos três vezes por semana).”

Eu adoro peixe de todas as formas: cru, assado, grelhado, cozido. Meus preferidos são salmão, bacalhau, truta e tiláia. (veja receita de bacalhau assado aqui).

Mas, consumo bem menos do que gostaria. Um dos motivos é o preço e o outro é a dificuldade em escolher o peixe certo para o consumo. Veja no infográfico abaixo como fazer para escolher um peixe fresco.

Escolha o Peixe Certo

 

Fotos, imagens e vídeo: reprodução.

Tags:

Leia também

Alessandra Faria

About

Blogueira de moda e beleza, consultora de imagem pessoal e corporativa, maquiadora profissional, professora universitária de maquiagem, libriana, amante de tudo que diz respeito ao belo e ao estético!

One Response

  1. rosi says

    Pascoa é tempo de muito chocolate, o que muitos não sabem é peixe é um símbolo antigo desse dia. Por isso é sempre bom relembrar a todos que pascoa não é só chocolate.

POST A COMMENT