Olá Queridas e Queridos!

Barbas modernas e bem cuidadas estão super em alta desde a chegada do homem lumbersexual ao cenário urbano entre 2014 e 2015!

barbas_modernas_cuidados_mitos_e_verdades_sobre_a_barba_perfeita_alessandra_faria

Cada vez mais os homens das grandes cidades tem aderido às barbas modernas e volumosas. Elas se tornaram item de estilo e moda masculina, além de dar um descanso para pele do rosto masculino tão sofrida pelo uso diário de lâminas para barbear.

Com isso, o mercado crescente de barbearias e produtos para barba não para. Os ambientes cuidadosamente decorados para eles são tão atraentes e aconchegantes que dá vontade de fazer “barba, cabelo e bigode também”. hehehe

Com todo esse movimento da barba hipster, surgiram preocupaçãoes, dúvidas e cuidados com a barba, que antes que tinham relevância na imagem ou estilo masculino. Volume, falhas, tipos de cosméticos para barba, corte de barba ideal para formato de rosto, higiene da barba, enfim, muitas questões que pairam na cabeça da rapaziada.

Para esclarecer algumas dessas dúvidas sobre as barbas modernas, o dermatologista e tricoligista Rodrigo Frota é nosso convidado de hoje e esclarece principais mitos e verdades sobre os pelos do rosto. 

Clip-Barbearia_290715_FOTO_Leo-Araujo-reprodução_por_alessandra_faria

Confiram conosco:

A tendência da barba volumosa movimentou os consultórios dermatológicos. O especialista Rodrigo Frota, dermatologista da clínica Aepit e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), confirma a busca dos homens pelo visual da moda. “Eles recorrem a ajuda médica com a intenção de ter uma barba mais cheia, mais densa, sem falhas ou para controlar irritações”, atesta.

– O volume da barba está ligado a algum fator genético?

Sim, o volume da barba está diretamente relacionado a quantidade de unidades foliculares na região, tanto a densidade de folículos pilosos assim como a distribuição deles no rosto. Essa densidade é geneticamente estabelecida, assim cada indivíduo já nasce isto determinado.

Por exemplo, o homem que tem a barba fechada tem uma genética que promove essa evolução. Outro fator que exerce grande influência é o próprio hormônio masculino: a testosterona, que tem a capacidade de influenciar o crescimento e desenvolvimento desses pelos. Por isso a barba começa a aparecer na puberdade, idade em que este hormônio é produzido em alta escala. 

– Coceira na barba é normal? Quando devo procurar um especialista?

Sentir coceira no início do crescimento da barba pode ser considerado normal. O próprio mecanismo de crescimento do pelo, uma vez que ele cresce curvo, acaba irritando a pele ate que atinja comprimento suficiente para crescer reto.

Entretanto, coceira pode acontecer em virtude uma irritação da pele chamada: dermatite seborreica. Neste quadro a região apresenta coceira, descamação e aspecto avermelhado na pele.

Outro problema que também gera coceira, além de espinhas na área, aspecto avermelhado e pelos encravados é a Pseudofoliculite da Barba. Sempre que o homem apresentar estes sintomas deve procurar o dermatologista para tratamento do quadro.

– “Minha barba não cresce”. Quais os motivos mais comuns?

Ter uma barba rala pode ser uma condição genética. Porém, se o caso for de falha em apenas algumas áreas da barba, o problema pode ser a alopecia areata – queda repentina ou o não crescimento de cabelos em determinado lugar.

– Os pelos podem crescer mais rápido se eu barbear todo dia? Por que?

Isto é um mito, a velocidade de crescimento da barba independe de barbear. Temos esta falsa impressão pois cortamos o pelo rente a pele. Assim como o fio não fica mais grosso se barbear, esta sensação deve-se apenas ao fato de a base do fio, onde ele é raspado, ser exatamente a parte mais grossa.

– Por que surgem falhas na barba? E em alguns lugares não há crescimento de pelos?

As falhas podem surgir por doenças no folículo como a alopecia areata ou fungos. Entretanto, pequenas falhas podem aparecer decorrentes do próprio ciclo de crescimento e renovação do pelo. Lembrando que a distribuição dos folículos na barba é geneticamente estabelecida, por isso diferentes indivíduos apresentam diferentes padrões.

– A barba ajuda a conter a oleosidade do rosto e evitar o surgimento de acnes ou espinhas? Por que?

Na verdade acontece o contrário. A presença dos pelos pode aumentar a produção sebácea e contribuir para a oleosidade e o surgimento de acne.

– É aconselhável usar produtos como shampoos e condicionadores? Isto pode afetar o crescimento ou o volume da barba?

Devemos cuidar da barba assim como cuidamos do couro cabeludo. Existem no mercado produtos específicos para esse fim. O uso destes cosméticos não interferem no crescimento ou volume da barba.”

Pauta enviada por Objetiva Comunicação e Imprensa

Fotos: reprodução.