Olá Queridas e queridos!

exposição solar não coloca em risco apenas a saúde e beleza da nossa pele, mas também dos fios capilares. Veja algumas dicas de como proteger os cabelos na praia e piscina nesse verão 2017!

exposicao_solar_como_cuidar_dos_cabelos_na_praia-3

A radiação solar é fundamental para fabricação e absorção da vitamina D, mas em excesso, o que é muito comum no verão, pode trazer vários danos à pele e aos cabelos, pois os raios ultravioleta são capazes de penetrar nos fios e causar danos na sua estrutura.

A radiação solar resseca os fios, deixando-os fracos e quebradiços e alterar a cor dos mesmos. Se estes forem secos ou danificados com químicas, o aspecto do cabelo pode ficar ainda pior. O sal do mar e os produtos químicos utilizados para tratamento das águas das piscina também danificam os fios. Para atenuar esse problema é preciso tomar alguns cuidados com os cabelos na praia ou piscina. Um deles é utilizar leave in protetor solar para cabelos.

O uso desse produtos ainda gera polêmica, pois não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia. Mas, é fato que um bom produto pode criar um filme sobre os fios, o que provoca uma proteção mesmo que de leve, principalmente contra os danos de mar e piscina.

Hoje existem vários produtos no mercado para usar durante e pós exposição solar. Eu uso o creme de cabelo para praia sem enxágue 4 em 1 da Haskell. Essa marca é excelente e ajuda a deixar os fios hidratados e sedosos nesse verão.

IMG_4780

Além dos produtos para cabelos, seguem algumas dicas de como cuidar dos cabelos na praia ou piscina.

– Use e abuse de protetores físicos como lenços, chapéus e bonés de abas largas. Procure a sombra de marquises, sombrinhas e barracas.

– Prenda os cabelos em coque, pois assim você reduz a área e quantidade de fios exposta.

– Lave os cabelos em água doce, durante a exposição, para retirar o sal do mar e os produtos da piscina.

– Use água thermal para borrifar nos fios durante o dia. O produto é rico em minerais como ferro, zinco, manganês e selênio. Além de repor a água dos fios, promovendo hidratação, a água thermal encapa os fios ajudando a proteger os mesmos durante a exposição  ao sol, mar e piscina. Eu uso a da Vichy, super conhecida e renomada no mercado.

exposicao_solar_como_cuidar_dos_cabelos_na_praia

HIDRATAÇÃO

Após o banho de mar ou piscina, lave bem os cabelos e utilize produtos para cabelos que sejam hidratantes como máscaras, de acordo com seu tipo de fio. Lavar os cabelos com água de coco ajuda muito na hidratação.

NÃO USE ÓLEOS CAPILARES

Muito importante essa dica da Renata Souza, hair specialist do Spa Dios, que esclarece que o uso de óleos capilares durante a exposição solar pode “fritar” os fios: “… evite usar óleos junto à exposição solar e/ou calor, pois pode ocorrer o efeito contrário: fritar o cabelo, aumentando ainda mais o ressecamento“, O Spa Dios, levará todo o know-how em tratamentos naturais para João Pessoa, na Paraíba, nos dias 22 e 23 de janeiro, uma ótima dica para quem estiver na cidade nessa data.

Fotos: Alessandra Faria e reprodução.