Olá Queridas e Queridos!

A varanda gourmet e sua decoração, trend home forte do momento, é o tema de inspiração para este fim de semana.

varanda_gourmet_decoracao

Sexta é dia de inspiração aqui no blog. Como também gosto de falar de gastronomia (tem várias receitinhas por aqui. Conheça a série Sexta Gourmet onde trouxe várias iguais regionais do Brasil.), e de decoração, juntei os dois temas no artigo de hoje.

Muitos pensam em ter um espaço aberto do seu apartamento ou casa onde possam reunir a família e os amigos para aquela social e, ainda, degustar uns aperitivos sem precisar ficar o tempo todo enclausurado na cozinha.

A área gourmet é um trend home que está ganhando vários adeptos no mercado imobiliário e que ainda promete ficar por muito tempo, a varanda gourmet.

Se você tem um espaço desses ou até mesmo sacada e não sabia como aproveitá-la no projeto do seu imóvel, saiba que com uma dose de bom gosto e estilo, você pode decorá-la da forma mais simples possível e torná-la o cômodo mais agradável do lar doce lar. O ambiente é perfeito para fazer um café da manhã romântico ou reunir a galera para um churrasco no fim de semana. Ainda, você pode transformar o espaço para ser o local de descanso e dar aquela espreguiçada depois do trabalho!

A ideia é unir peças, móveis e acessórios de uma cozinha, sala de estar ou até mesmo de uma varanda comum em um só lugar. Daí, é só usar a criatividade! Você pode preencher o espaço com sofás, poltronas, espreguiçadeiras, bancos, redes, pufes, mesinhas de centro ou mesa de jantar, enfim… Todos podem ganhar espaço na sua varanda gourmet.

Para cozinhar e receber os amigos e a família, você pode apostar em um cooktop, pia, geladeira (ou frigobar), adega, forno de pizza e, é claro, uma churrasqueira, que é a mais pedida nos projetos para casas e apartamentos. Mas, como escolher entre todos eles? É simples! Basta priorizar todas as atividades que você quer realizar no espaço (reunir amigos, fazer um café da manhã, descansar, etc.) e ver os móveis e acessórios que vai precisar para isso.

varanda_gourmet_decoracao2

A seguir, nós vamos te mostrar algumas dicas para deixar a decoração da sua varanda gourmet simples, estilosa e aconchegante.

1 – Tenha uma churrasqueira, cooktop ou cafeteira

Para quem não dispensa um churrasquinho, a churrasqueira é a melhor pedida para sua varanda gourmet. Existem vários modelos disponíveis no mercado que vão da tradicional a carvão às elétricas, fixas ou móveis, tipo bafo. Enfim, opte levando-se em consideração seu espaço e a sua dinâmica na cozinha.

Se você quiser valorizar mais este utensílio, pode resvesti-lo com truques decorativos que estão super na moda, como madeira de demolição, pastilha, ladrilho hidráulico ou mármore. Fica lindo! Caso você não tenha muito espaço para a churrasqueira, um cooktop ou fogão industrial, um frigobar e uma bancada pequena também caem super bem.

Outra opção para quem não pode ou não quer ter uma churrasqueira ou tem espaço limitado, é investir em uma cafeteira. O espaço fica super agradável para bater um papo e saborear um cafezinho, bastante atraente e acolhedor.

varanda_gourmet_decoracao6

2 – Pense no tamanho dos móveis

Se o seu objetivo for reunir os amigos para apreciar o churrasquinho ou alguns aperitivos no happy hour, o que não pode faltar é uma mesa, concorda? Neste caso, você pode optar por mesas de jantar grandes ou pequenas, o que vai depender do espaço que você tem no seu apartamento ou casa e a quantidade de pessoas que pretende receber. Há quem prefira optar por mesas de centro ou uma bancada quando a varanda é muito pequena. Também fica show!

Para arrasar na décor, a dica é apostar no estilo dos móveis e acessórios, como os rústicos e despojados, que estão super em alta. Se você for uma pessoa mais discreta, uma mesa de vidro ou mármore preto também não é menos interessante.

3 – Escolha um piso de fácil limpeza

A pior parte para o dono da varanda gourmet é quando os amigos vão embora e fica toda a bagunça para arrumar e limpar, não é verdade? Por isso, o piso deste cômodo deve ser muito bem pensado, levando em conta o aspecto estético (mais sofisticado para o tipo de ambiente) e, é claro, o material, que deve ser de fácil limpeza, como porcelanatos e pedras.

varanda_gourmet_decoracao4

4 – Coloque móveis de estar confortáveis

Os móveis de estar, como sofás, poltronas e pufes, também podem complementar o ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante para receber as pessoas que você mais gosta. Neste caso, você pode optar por aqueles com cores mais rústicas e acabamento despojado, como os de madeira. E por falar em despojado… Se você gostar, pode investir em móveis de pallets, que dão um charme todo especial ao ambiente.

5 – Não se esqueça da diversão

A televisão e caixas de som também não podem faltar para deixar a sua varanda gourmet ainda mais legal, não é verdade? Afinal, nada seria desse espaço sem um pouquinho de diversão. Neste caso, você pode optar por uma TV com menos polegadas e um som com menos potência, principalmente se você morar em um apartamento. O mais importante é entreter os amigos e não provocar a ira da vizinhança, né?

6 – Crie um pequeno jardim

Não tem nada mais charmoso que uma varanda gourmet com um jardim! Mesmo que o seu espaço seja pequeno, há possibilidades de fazer uma decoração linda e simples. Você pode acrescentar vasos de plantas e cachepôs pequenos, que dão todo o charme e sensação de conforto ao ambiente.

varanda_gourmet_decoracao7

7 – Decore com acessórios

Para deixar a decoração ainda mais cheia de estilo e acolhedora, coloque almofadas estampadas e com tecidos vibrantes. Adornos de artesanato regional ou que tragam sensação de diversão e conforto. A iluminação também é importante. Você pode apostar em uma iluminação mais fechada, com abajures e luminárias.

Fotos: reprodução