Alessandra Faria Estilo e Maquiagem

Blog de BH, sobre moda e beleza, maquiagem e life style.

Como o sono deficiente prejudica emagrecimento!

sono_deficiente_prejudica_o_emagrecimento3

Olá Queridas e Queridos!

O sono deficiente prejudica o emagrecimento, além de causar vários outros danos à saúde física e mental. Entenda a relação do sono com a perda de peso.

sono_deficiente_prejudica_o_emagrecimento

Uma boa rotina de sono, em quantidade e qualidade adequadas é fundamental para saúde física e mental. Lembrando que a quantidade de horas de sono suficiente é diferente para cada indivíduo. Enquanto algumas pessoas precisam de 8 horas (eu), outras ficam satisfeitas com apenas 6 horas de sono diárias. O mais importante é a qualidade. Pois, o sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas, ou seja, hábitos necessários para manter o ponteiro da balança estável e a saúde em dia. Isso quer dizer que dormir bem não só ajuda a emagrecer, mas também garante melhor qualidade de vida.

Estudos clínicos mostram que a falta de sono adequado pode alterar os níveis dos chamados “hormônios da fome”: leptina e grelina. A leptina é produzida pelas células de gordura. Baixos níveis sanguíneos do hormônio fomentam a fome, enquanto que os níveis altos enviam a mensagem ao cérebro de que o corpo está satisfeito, estimulando a queima calórica. A grelina é gerada pelo estômago para estimular o apetite.

O médico Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião, especialista em endoscopia, gastroenterologia e tratamentos para a obesidade, diretor da Clínica Sander, em Belo Horizonteespecialista em tratamentos para a obesidade, explica que as horas extras de vigília aumentam a necessidade de glicose (açúcar) no cérebro e em outras partes do sistema nervoso. “O organismo pode conseguir isso rompendo os músculos, pela queima de massa magra. Por isso, se você está tentando perder peso através da restrição calórica, o regime pode ser mais difícil se você tem privação de sono”.

sono_deficiente_prejudica_o_emagrecimento2

Malefícios para a saúde

Além disso, a falta de sono gera uma incapacidade de satisfação alimentar, consumo compulsivo de comida e vários outros malefícios para a saúde. “Um sono inadequado acarreta cansaço no paciente, com isso ele faz menos atividades físicas, queimando menos calorias, reduzindo seu metabolismo por estar prejudicada a absorção de carboidratos que é o principal combustível do organismo com consequente ganho de peso”, afirmou Sander.

Ele acrescenta que ocorre também a diminuição da liberação de insulina e aumento na produção do cortisol, propiciando maior estresse e alteração do humor. Além disso, a produção de hormônios, principalmente o do crescimento estará prejudicada. “Resumindo, durma no mínimo oito horas por noite com o objetivo de estimular seu metabolismo, conservar a energia, manter seu humor e comer menos”, garante.

Fotos: reprodução.

Tags:

Leia também

Alessandra Faria

About

Blogueira de moda e beleza, consultora de imagem pessoal e corporativa, maquiadora profissional, professora universitária de maquiagem, libriana, amante de tudo que diz respeito ao belo e ao estético!