• Power dressing!

Olá Queridas e Queridos!

Na Dicas de Personal Stylist de hoje vou falar sobre transição de estilo! Pois, passamos por ela algumas vezes ao longo da vida!

street_shooting_look_do_dia_duplo_mãe_e_filha_calça_flare_jeans_destroyed_por_alessadra_faria_fotometrar2

Vocês já devem ter observado que mudamos nossos gostos ao longo da nossa jornada. O que gostávamos quando crianças, na juventude pode não nos interessar mais. Pode ser algum programa, comida, brincadeira, até mesmo algum amigo. E assim acontece por toda vida.

Isso é devido ao nosso crescimento e formação da personalidade. A medida que vamos amadurecendo e vivenciando novas experiências, vamos absorvendo conhecimento e aprimorando nosso gosto.

O mesmo acontece com nosso estilo pessoal. O estilo é a personalidade ao vestir. É a forma como expressamos através da nossa imagem nossos desejos, nossa personalidade, nossas ideias e ideais. Com o passar dos anos mudamos de estilo e gosto ao vestir algumas vezes. A transição de estilo pode acontecer em intervalos de décadas ou setênios (sete anos), ou simplesmente de acordo com as mudanças pessoais ou profissionais. Porém, pessoas clássicas e conservadoras adotam um único estilo por toda vida.

personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria10

Em alguns momentos pode acontecer de ficarmos um pouco perdidos com relação ao estilo. Um deles, talvez o mais crítico de todos, é a transição da juventude para a idade adulta, que acontece perto dos 30 anos.

look_do_dia_shorts_jeans_destroyed_mãe_e_filha_ela_usa_eu_uso_por_alessandra_faria7

A primeira transição de estilo acontece na adolescência. Na infância o personal stylist é a mãe. O indivíduo está em formação e é responsabilidade da mãe (e do pai) educar e “moldar” o comportamento. Ao chegar na adolescência, tudo que a pessoa deseja é cortar o vínculo com os seus responsáveis. Geralmente, adota um estilo contrário ao imposto pelos familiares. Porém, como a personalidade ainda está em formação, a imagem costuma ser difusa. Além disso, segue fielmente um grupo social e se veste de forma parecida com a dos amigos (ou amigas).

personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria9

_mg_6587

Por volta dos 20 anos, o jovem brinca com a imagem. Experimenta de tudo. Muitas vezes segue o grupo social no qual está inserido, mas já com algum detalhe que marque sua personalidade. Ainda é muito influenciado pelas tendências de moda e às vezes usa todas de uma vez.

outubro_rosa_quartz_street_style_por_alessandra_faria4

fashion_trends_alert_summer_17_street_style_por_alessandra_faria_mangas_volumosas2

personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria7

Com a chegada 30 anos, a pessoa já se formou na faculdade e deseja entrar no mercado de trabalho. É hora de abandonar qualquer resquício de infantilidade e assumir a fase adulta. Nesse momento, muitos se perdem. Principalmente, as mulheres. Pois é uma fase com muito frescor jovial, mas que precisa ter a lapidação adequada para mostrar responsabilidade e competência.

dicas_de_personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria5

Perto dos 40 a pessoa já percorreu um caminho considerável. Talvez, metade da vida. Já experimentou, vivenciou, observou e absorveu bastante conhecimento. Sua personalidade está mais que definida. Sua vida profissional consolidada. Aqui a pessoa sabe muito bem o que quer da vida e o que esperar das pessoas. Tem uma imagem pessoal muito bem definida a ponto de saber se colocar na sociedade e não se importar com a opinião alheia. Os gostos são refinados e bem resolvidos. Sabe que pode tudo, mas nem tudo lhe convém. Liberdade é cada vez mais forte em sua personalidade.

street_shooting_look_do_dia_por_alessandra_faria7

dicas_de_personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria3

Essa fase pode se prolongar até a chegada da terceira idade, quando a serenidade e a preocupação com a saúde são os pontos mais fortes da personalidade. Liberdade é a palavra chave. Por isso, o estilo se torna mais suave e discreto. A pessoa tende para o clássico, porém com todo conforto que o estilo esportivo pode oferecer. Esse é o momento de colher os frutos de todos os anos dedicados ao trabalho e ao “plantar”. A imagem pessoal é importante, mas a prioridade é curtir bons momentos da vida com a família e/ou as pessoas amadas.

dicas_de_personal_stylist_transicao_de_estilo_por_alessandra_faria2

Espero que tenham gostado do artigo. Caso queiram ver um tema específico na coluna Dicas de Personal Stylist, deixe aqui nos comentários.

Fotos: Carol Rezende Fred Viana e reprodução.

One Reply to “Personal stylist: dicas de transição de estilo!”

  1. Adorei o texto, pois, me identifiquei!
    Estou chegando na fase dos 30, mas indecisões ainda são coisas presentes na minha vida, em todos os aspectos, e com moda não é diferente! Mas a cada dia q passa vejo q amadureço, pois passo a me importar cada vez menos com o q os outros acham e me preocupar mais com as minhas vontades!

Comments are closed.