• Leia mais

Olá Queridas e Queridos!

Hoje vou passar para vocês 5 dicas para se ter pernas bonitas e como cuidar da saúde das mesmas.

pernas_bonitas_pernas_torneadas_como_cuidar_das_pernas_por_alessandra_faria6

Qual mulher (ou homem também, por que não?) não deseja ter pernas bonitas e bem torneadas? Para isso, é preciso cuidar da saúde e aparência das pernas. Pois, são muitos os problemas que podem acometê-las como inchaço, celulite, dores, varizes, ressecamento, entre outros.

As dores nas pernas: as dores são sintomas de algum problema no corpo. No caso das pernas, podem ser causadas por inchaço, varizes, excesso de peso, entre outros. Se você sente dores constantes nas pernas, deve procurar um médico.

A celulite é o aspecto ondulado na pele que acomete mulheres e está relacionada aos hormônios femininos. Ainda não se sabe exatamente sua causa. Afeta 85 a 98% das mulheres e é um dos grandes inimigos das pernas bonitas. Apesar de se ter vários tratamentos e cremes milagrosos no mercado é muito difícil acabar completamente com o problema. Mas, é sabido que uma boa dieta alimentar e exercícios físicos podem melhorar ou reduzir a celulite.

O inchaço nas pernas pode ser causado por calor, problemas circulatórios, alterações hormonais, tromboses, entre outros. Quando as pernas incham excessivamente é que algo está errado e você deve procurar um médico. O acúmulo de líquidos simples nas pernas pode ter uma melhora com drenagem linfática, exercícios físicos como a hidroginástica e até mesmo algumas horas de descanso (pernas para o ar). Lei mais aqui.

Varizes (e vasinhos, forma mais branda) são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.” (fonte) Porém, qualquer pessoa pode ficar varicosa e o problema também pode ser hereditário. Apesar de que as varizes não causem, na maioria dos casos, grandes problemas à saúde e ser mais uma questão estética, é importante uma visita ao angiologista, pois em alguns situações é preciso retirar a veia cirurgicamente.

pernas_bonitas_por_alessandra_faria

Agora que vocês já conhecem alguns dos problemas que podem atrapalhar a beleza e saúde das pernas, veja 5 dicas de hábitos para cuidar de suas pernas e deixá-las como as de cinema.

Exercícios físicos: eu realmente não gosto de fazer exercícios físicos. Todavia, irei sempre falar sobre eles aqui. Pois a atividade física constante e moderada é o remédio para todos os males. Não tem jeito. Exercícios como caminhada, hidroginástica, pilates, natação são excelentes para manter a saúde e beleza das pernas.

Alimentação saudável: outro tema recorrente aqui no blog. Você é o que come. Alimentos ricos em sal, gorduras e conservantes são verdadeiros venenos para saúde e para pernas bonitas.

Massagens relaxantes, estimulantes e drenagem linfática são verdadeiras amigas das pernas bonitas. Elas ajudam a eliminar o excesso de líquido, a melhorar a circulação e retorno venoso e o aspecto da pele.

Hidratação: eita! Outro tema que falo muito por aqui. A hidratação interna e externa é fundamental para os cuidados com a saúde, com a pele e claro com a beleza das pernas. Ingerir 2 litros de água por dia (ao menos, variando um pouco com relação ao peso e ambiente da pessoa), ingerir sucos naturais de baixa caloria e aplicar cremes e óleos nas pernas evitam o ressecamento, deixando a pele lisa e brilhante.

Repouso: sim, descansar ajuda deixar as pernas bonitas. Colocar as pernas para cima ajuda no retorno venoso e na movimentação dos líquidos. Portanto, tire alguns minutos no seu dia para deixar as pernas para o ar.

pernas_bonitas_pernas_torneadas_pernas_longas_por_alessandra_faria

Se você tiver mais dicas para deixar as pernas bonitas, deixe aqui nos comentários.

Fotos: Josi Fiúza e Cacá Lanari e reprodução.