Olá Queridas e Queridos!

Hoje trago para vocês algumas inspirações de cabelo cacheado curto, corte para cada formato de rosto e cuidados. Assunto recorrente aqui no blog, pois amo cabelos curtos e não me canso de falar sobre eles.

cortes-de-cabelos-cacheados-curtos4

Não é de hoje que os cabelos curtos ganharam adeptas, assim como mulheres tem assumido cada vez mais seus cachos. Mas, o cabelo cacheado curto ainda era um tabu. Pois o cabelo curto é prático sim, mas tem suas pegadinhas. Pela manhã, ao acordar, nem sempre ele está com uma forma decente para sair às ruas. Sei bem o que estou falando. hehehe

Isso acontece porque durante a noite nos reviramos na cama e o atrito entre os fios causa embaraçamento e embolamento do cabelo. O hair stylist Ricardo dos Anjos deu uma dica interessante: dormir com cabelo preso, seja com uma trança, um rabo de cavalo ou  até mesmo uma touca ou lenço de cetim para evitar o embaraçamento.

cabelo_cacheado_curto_corte_cuidados_formato_de_rosto

Sendo assim, ter um bom corte de cabelo cacheado curto, respeitando o tipo de fio e tipo de cacho, é fundamental para que os cabelos fiquem disciplinados e valorizem seu formato de rosto. Para isso, é necessário escolher um bom profissional no mercado para realizar seu corte. Procure saber na sua cidade qual o mais indicado para cuidar de cabelos cacheados e crespos.

O corte sidecut com franja longa fica excelente para quem tem rosto delicado e fino como os formatos triangular invertido, losango, hexagonal de base reta e oval. Na verdade, rostos ovais ficam bem com qualquer corte de cabelo.

cabelo_cacheado_curto_corte_cuidados_formato_de_rosto 2

A modelo Ari Whestphal tem uma parcela de responsabilidade nesse movimento de emponderamento das mulheres e aceitação de seus cabelos cacheados curtos ou longos. Pois, após errarem seu corte de cabelo, ela assumiu seus cachos curtos e viu sua carreira decolar tanto no exterior quanto aqui no Brasil. Seu rosto hexagonal de lateral reta ficou incrivelmente definido com esse corte que traz volume no alto da cabeça e nas laterais. Deixando seu visual elegante e selvagem ao mesmo tempo.

Ari-Westphal_maquiagem_e_cabelos_curtos_ondulados

Para que os cachos fiquem alinhados uma boa dica é o uso de produtos para cabelos cacheados que dão acabamento e domam os fios evitando o frizz. São definidores de cachos, leave in, mousse, entre outros que ajudam no alinhamento dos fios. Algumas marcas, inclusive, tem linhas específicas para cabelos cacheados, com produtos desenvolvidos para cada tipo de cacho. Estes produtos podem ser encontrados em farmácias e lojas de beleza.

IMG_2775

Os cortes com mais volume na área do maxilar, tipo chanel, são excelentes para as pessoas que tem formato de rosto quadrado, triangular ou redondo. Pois, o volume nessa área equilibra o rosto.

IMG_2776

Além da escolha certa para o corte de cabelo cacheado curto, a hidratação e tratamento das madeixas é extremamente importante para que fiquem bonidas.

“Hidratar os fios é mais do que aplicar um creme nos cabelos e depois enxaguar. Os fios crespos e cacheados não podem viver sem emoliência e umidade, já que são desprovidos desses ativos”, explica Wilson Farias, integrante da dupla “Os Mestres dos Cachos”, formada por especialistas há mais de 20 anos em cabelos étnicos.

Para garantir a flexibilidade dos fios, o profissional recomenda o uso de condicionantes e óleos para lubrificar, dar brilho e reter a umidade nas madeixas (eu uso o SP Luxe Oil aqui em casa e é um sucesso). “Óleos de frutas penetram com facilidade nas fissuras e cutículas capilares e, por isso, têm maior nutrição”, afirma o hair stylist.

Outra recomendação de Wilson Farias é o uso de cremes hidratantes que têm em sua formulação uma fusão de água e óleo, além do uso de vitaminas A, B5, D e E, fundamentais para manter a fibra capilar em dia.

“A elastina, como o próprio nome sugere, proporciona resistência e controla a elasticidade dos fios e é um componente essencial para o tratamento dos cabelos”, diz Farias ao destacar que: “Para mais flexibilidade e brilho, além dos óleos o que mais indico é o colágeno”, pontua.

Mas, é preciso lembrar que todos os agentes citados precisam de veículos e auxiliares para uma excelente ação, como o D-Pantenol , dimeticone , lauril sulfate, entre outros, fora a água, que “abre” caminho para as substâncias agirem nos fios.

cabelo_cacheado_curto_corte_cuidados_formato_de_rosto 4

A cor dos fios são fator determinante para valorizar seus cachos. Alguns pontos de luz podem fazer milagre com sua imagem, iluminando seu rosto e deixando seus cabelos incrivelmente lindos.

IMG_2794

Fotos: reprodução.

Obs.: Sou consultora de imagem e personal shopper, não especialista em cabelos. Caso você tenha alguma informação a acrescentar e enriquecer esse post, deixe nos comentários.