Olá Queridas e Queridos!

A bichectomia, cirurgia plástica que retira uma gordura da bochecha para alterar o formato de rosto virou febre entre as celebridades mundiais.

bichectomia-cirurgia-de-reducao-das-bochechas-alteração-do-formato-do-rosto-angelina-jolie

Outro dia fiz um post sobre a bichectomia no meu instagram (já me segue? @alessandrafariablogger) que fez tanto sucesso que resolvi falar um pouco mais sobre o assunto por aqui também.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do acúmulo de gordura de dentro das bochechas. Largamente realizado por celebridades estrangeiras, atrizes de Hollywood como Angelina Jolie, Kim K., J. Lo, Madonna; e recentemente chegou ao Brasil. Por aqui, uma das atrizes que se rendeu à bichectomia foi Glória Pires.

A bichectomia é realizada por dentro da boca, onde se faz uma incisão de 1 a 2 cm para retirada da bola de bichat, gordura das bochechas localizada logo abaixo do osso zigomático (entre os dois músculos responsáveis pela mastigação, no vão entre os maxilares superior e inferior). A retirada dessa gordura promove o afinamento do rosto, alterando seu formato, deixando mais hexagonal (saiba mais sobre formato de rosto aqui).

bichectomia-cirurgia-de-reducao-das-bochechas-alteração-do-formato-do-rosto2

Segundo o Dr. Sérgio Morum, cirurgião plástico, não há grandes critérios para se realizar a cirurgia. “Ela é feita para fins estéticos. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a Bola de Bichat por exames. No momento, ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira. Não é necessário realizar um segundo procedimento, visto que essa gordura é acumulada no rosto apenas uma vez.”

A anestesia é local, com ou sem sedação e o procedimento dura em média 40 minutos. A recuperação, segundo Dr. Morum, é curta e rápida. “Por ser um procedimento simples, o prazo de recuperação também é, de uma semana, apenas. No primeiro dia, o paciente precisa cumprir uma dieta líquida fria ou gelada, e no segundo, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango. Durante a recuperação, não é indicado a realização de atividades físicas.”

bichectomia-cirurgia-de-reducao-das-bochechas-alteração-do-formato-do-rosto

A técnica vem sendo citada desde 1980, porém era pouco conhecida aqui no Brasil. O que não se comenta, no entanto, são os riscos da cirurgia a médio e longo prazo, uma vez que, quando retirada a gordura, a pele do rosto tende a cair mais rapidamente com o tempo. “A Bola de Bichat ajuda na sustentação da pele do rosto. Quando retirada, perde-se essa sustentação, o que resulta no envelhecimento precoce”, explica a dermatologista de São Paulo, Dra Carla Vidal.

A bichectomia é uma solução de curtíssimo prazo. Os resultados são realmente satisfatórios logo após o procedimento, mas é preciso pensar no longo prazo. A pele precisa de sustentação e quando ela é perdida, a pele do rosto fatalmente cairá mais rápido, o que resultará em um visual envelhecido. 

É certo que com o passar dos anos e o envelhecimento, perdemos naturalmente a gordura do rosto, além do colágeno e elasticidade. A falta da gordura facial pode ser determinante para a “queda” do rosto mais rapidamente.

A bichectomia pode custar de R$2.500,00 a R$5.000,00 e vários fatores são determinantes no preço entre eles localização e nome do profissional. Lembrando que bons profissionais em saúde cobram bem mais caros. Por tanto, é fundamental faze uma boa pesquisa de mercado e se informar sobre a capacitação do cirurgião escolhido.

Fotos: reprodução.

Partes da pauta enviadas por Grupo Objetiva e Rep&Co Gestão de Reputação.

One Reply to “Bichectomia: prós e contras da alteração do formato de rosto!”

  1. eu amo minhas bochechas gordinhas , acho que não teria coragem de fazer isso
    mais o rosto muda muito, um pedacinho de carne faz toda diferença!

Comments are closed.