• Cabelo Molhado, sim.

Olá Queridas!

Variar a merenda escolar de seu filho levando-se em conta uma alimentação saudável e o paladar das crianças é um dos grandes desafios de ser mãe.

alimentação_saudável_merenda_escolar

Algumas escolas já oferecem um cardápio com alimentos saudáveis e variados para oferecer às crianças. Era o que eu fazia com uma certa frequência: a merenda escolar já ficava com seu valor embutido na mensalidade da escola. O problema é que com essa crise e o número de filhos que temos, está ficando pesado. O jeito é partir para a preparação caseira do lanche da escola.

O problema é que conseguir conciliar o paladar das crianças (aqui foram muito mal acostumadas, principalmente pelo pai, mas não vou fugir à minha culpa, fui omissa), a variedade (crianças se cansam muito facilmente, é preciso variar bastante) e a alimentação saudável, não é tarefa fácil.

Para ajudar vocês e principalmente a mim mesma, resolvi pesquisar na internet e conversar com algumas nutricionistas sobre o assunto a fim de encontrar uma luz no fim do túnel, ou melhor, no fundo da merendeira.

Antes de tudo, é preciso saber qual a idade da criança, pois cada período tem uma exigência diferente. Além disso, qual o horário escolar da criança e seus hábitos de alimentação em casa. Meus filhos menores tem hoje 7 e 5 anos e estudam à tarde, portanto, necessidades similares.

alimentação_saudável_merenda_escolar2

No geral, a merenda deve conter: proteína, carboidrato e vitaminas. A proteína pode vir do leite e seus derivados: queijos, iogurtes, requeijão; o carboidrato pode vir de frutas, legumes e pães, bolos e biscoitos integrais e as vitaminas das frutas. A criança deve levar uma fruta, um líquido e um sólido. Bem, já ficou um pouco mais fácil, concordam? Vejamos:

Líquido: sucos naturais, água de coco, leite, iogurtes, leite fermentado, leite de soja, suco de soja;

Sólidos: pães, bolos, biscoitos (todos integrais), tapioca, legumes naturais ou chips de legumes (assados e caseiros. Existe uma variedade: beterraba, batata, inhame, cenoura, batata doce, batata baroa). Podemos inserir ainda os salgadinhos fitness feitos sem glutem, gordura ou açúcar, como coxinha, pastéis e pães de queijo;

Frutas: picadinhas. Quaisquer da estação.

Vou colocar abaixo 10 opções de lanche que equivalem a duas semanas. São receitas selecionadas em posts pesquisados na internet com as quais me identifiquei.

1) 1 fatia de bolo caseiro de fubá + 1 queijo processado + 1 copo de suco natural de mamão com laranja;

2) 2 fatias de pão integral com creme de ricota + 1 copo de suco de polpa congelada de morango com leite;

3) 1 porção de tomate cereja + 1 pão de queijo + 1 copo de suco de polpa congelada de goiaba;

4) 1 porção de manga picada + 1 bisnaguinha integral com geleia + 1 copo de suco de soja sabor de uva;

5) 1 barra de cereais + 1 iogurte + 1 suco de fruta de caixinha 100% natural (sem açúcar e conservantes);

6) 1 sanduíche de pão integral com recheio de cotage com cenoura ralada, frango desfiado e ervas + 1 copo de suco natural de abacaxi;

7) Salada de frutas com iogurte de garrafinha + cereal + água de coco;

8) 2 cockies integrais sem glúten + iogurte + banana;

9) 1 pão de queijo light + 1 kiwi picado + leite fermentado;

10) 1 porção de chips de legumes + 1 iogurte + mamão picado.

Dicas preciosas para a merenda escolar bem sucedida:

Escolher bem a merendeira para que possa acondicionar o alimento da melhor forma possível. Existem vários modelos no mercado e cada um tem suas características de armazenamento. Neste post da Revista Crescer tem ótimas dicas para escolher a melhor lancheira para seu filho.

Envolver a criança no preparo da merenda escolar de forma que ela sinta orgulho e prazer em comê-la depois. Vou fazer algumas degustações e experiências com as crianças para descobrirmos formas e alimentos que elas mais gostem de levar para a escola.

Preparar o alimento de forma criativa, colorida e divertida. Para isso, existem cortadores especiais para pães, sanduíches e frutas (vou procurar já). No blog Mãe Tipo Eu, encontrei várias formas divertidas de fazer o lanche escolar.

Veja mais dicas aqui.

Acho que agora ficou fácil, concordam? Pelo menos na teoria. hehehe Vou me organizar com a merenda escolar dos meus filhos na próxima semana e em junho vou mostrar para vocês por snap alessandrafaria1 e pelo meu instagram @alessandrafariablogger, acompanhem tudo por lá.

Fotos: reprodução.