Olá Queridas!

Vocês já pararam para pensar como as selfies mudaram o comportamento das pessoas e o seu marketing pessoal nos últimos anos?

marketing_pessoal_e_selfies3

Quem nunca fez uma selfie na vida que atire o primeiro smarthphone! Hehehe As selfies são tão comuns na vida cotidiana que não se percebe a forma como elas mudaram o comportamento, a visão da própria imagem e o marketing pessoal.

Primeiro, entenda o que é o marketing pessoal: ferramenta utilizada para promoção pessoal com a qual “se vende” a imagem pessoal, usando-a também como ferramenta de comunicação visual de forma a se obter sucesso seja na vida profissional, social ou pessoal. Por exemplo, fazemos marketing pessoal ao nos produzirmos para uma vaga de emprego. Mas, também fazemos ao nos produzirmos para conquistar uma paquera. Ou seja, o marketing pessoal é feito por todos, mesmo por aqueles que não sabem sobre o assunto.

No mundo dos negócios marketing pessoal é coisa séria e existem profissionais como os consultores de imagem (euzinha) e/ou os coachs que ajudam as pessoas a melhorar ou até mesmo fabricar uma imagem pessoal para que seu marketing seja o mais eficiente possível.

Com o uso das selfies, hoje quase todas as pessoas não só praticam o marketing pessoal, como o fazem várias vezes ao dia, mesmo sem nenhum objetivo ou meta pela frente. Simplesmente se promovem pelo prazer de se promover ou para seguir uma certa tendência: se todos estão fazendo, não se pode ficar para trás.

As selfies também mudaram a forma como as pessoas lidam e aceitam a própria imagem. Afinal, tirando várias fotos por dia do seu próprio rosto, acaba-se descobrindo um defeitinho aqui ou ali.

marketing_pessoal_e_selfies

Com isso a demanda de alguns artifícios cresceram muito nos últimos anos:

aplicativos de tratamento de imagem como o Facetune e o Perfect 365 (uso esse, com moderação, claro! Acho perfeito, pois o tratamento é bem sutil.);

procura de tratamentos estéticos faciais, principalmente os que combatem espinhas e manchas;

procura de cirurgias plásticas faciais das mais variadas: da rinoplastia a afinamento da face. Principalmente entre os adolescentes. “Depois que as selfies viraram moda nas redes sociais, os consultórios médicos registraram aumento na procura pela cirurgia plástica. Isso porque muitos deles estão insatisfeitos com a imagem que veem online. No entanto, é preciso analisar que as selfies não são parâmetros de beleza, já que são feitas a um braço de distância do rosto, muitas vezes torta, com luz inadequada ou até mesmo tremendo” (parte da pauta enviada pela Estilo Press Assessoria de Imprensa). Para se tirar uma boa selfie é preciso encontrar seu melhor ângulo, escolher uma boa luz e ter mãos firmes.

tutoriais de maquiagem e uso de cosméticos decorativos. Uma boa maquiagem faz milagre numa selfie, portanto mulheres e homens tem feito uso deste artifício e procurado aprender sobre maquiagem nas redes sociais, principalmente nos vídeos.

uso de óculos escuros e armações diferenciadas. Nunca se usou tanto óculos escuros como agora. De apenas mais um acessório na imagem pessoal, os óculos escuros subiram para o status de “roupa do rosto” e são um dos queridinhos nas redes sociais como o Instagram. (já me segue? @alessandrafariablogger) Eu mesma faço uso dos óculos quando vou tirar uma foto sem maquiagem.

Mais do que nunca, nesse mundo de marketing pessoal intenso, é preciso acima de tudo aceitar a si mesmo, desenvolver a auto estima, ter uma visão clara e objetiva da vida online, onde tudo é lindo e nada se parece com a realidade; além de saber diferenciar a verdadeira beleza da beleza produzida e pensar nos objetivos de seu marketing pessoal para que este seja eficiente e benéfico para seu sucesso e bem estar.

Fotos: reprodução.